As plataformas digitais têm provocado forte impacto nos tradicionais conceitos de marketing de relacionamento, o famoso “boca a boca”, hoje a influencia – positiva ou negativa – e atinge milhares de outros consumidores.
Se antes a jornada de compra iniciava quando o consumidor ia à loja, hoje se dá no momento em que ele pesquisa online determinado produto/serviço e recebe influências positivas ou negativas.
Dizemos que o consumidor está “empoderado”, porque hoje influência significa poder, e agora o consumidor influencia milhares.
E quais as oportunidades e riscos com o empoderamento do consumidor? Ao se tornarem “donos das marcas” e inseridos ativamente nesta interação, os consumidores aproveitam essa liberdade no diálogo para se expressarem de forma positiva ou negativa as experiências vivenciadas. O lado positivo é a formação de comunidades de marca, grupos de discussão sobre o uso de produtos ou marcas, tal como a comunidade da Harley Davidson. O lado negativo é a facilidade que os consumidores possuem de atacar as marcas que contrariaram suas expectativas.
Eduardo Gomes de Matos
presidencia@gomesdematos.com.brPresidente da Gomes de Matos Consultores Associados