É nesta última condição que me sinto mais inclinada a registrar o quanto, num rápido exercício de memória, me vêm aspectos extremamente significativos como o evento Festival Vida & Arte; o projeto de artes plásticas com peças gráficas belíssimas de importantes figuras do Ceará; as obras editadas pela Fundação Demócrito Rocha; a coluna “O POVO é história”, que resgata diariamente fatos da história do Ceará e dos cearenses e que eu, por ser gaúcha e apaixonada por esta terra, sou leitora frequente como forma de conhecer, me inserir e criar mais laços; e finalmente não posso deixar de registrar o Anuário do Ceará, cuja edição 2017-2018 foi recentemente lançada.
Diante desse rápido passeio pela memória – pesquisa profunda rememoraria vários outros projetos e produtos –, uma interrogação imediata surge. Isso tudo é um jornal? Sim, isso tudo tem como ponto de partida um jornal que assume como nenhum outro o seu papel de participação ativa na vida da sociedade, de registrar informações do cotidiano e a partir delas gerar novos conteúdos, novas leituras, tornando-se assim um importante banco de dados do Ceará e dos cearenses, pois não registra e condensa somente a notícia. Analisa comportamentos, registra a cultura e se torna um pouco a memória de todos nós.
A edição 30 mil é um momento para comemorar e reconhecer o quanto este veículo já fez e guardou de história. Realmente fiquei absorvida por essa natureza de pensamentos e preciso voltar ao briefing, preciso pensar n’O POVO como mídia, como espaço que utilizo e recomendo em qualquer dos nossos planejamentos de comunicação, todos fundamentados a partir de métricas de tiragem, circulação e pesquisas que analisam o comportamento de consumo.
Desnecessário dizer do quanto os espaços publicitários do jornal impulsionam vendas e referendam marcas. É indiscutível que estamos diante de um patrimônio vivo, ativo e em constante transformação.
Ana Celina Irulegui Bueno
ana@acessocomunicacao.comDiretora da Acesso Comunicação, vice-presidente do Sindicato de Agências de Propaganda do Estado do Ceará (Sinapro-CE) e diretora da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-CE)