Logo O POVO+
Adriana Oliveira Lima: "Educação e tradição cultural"
Opinião

Adriana Oliveira Lima: "Educação e tradição cultural"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Um dos tópicos curriculares fundamentais no resgate da qualidade da educação diz respeito à preservação de tradições culturais de um povo.

A identidade do indivíduo é dada e resgatada em sua inserção cultural na comunidade.

As mudanças sociais muito rápidas nos conduzem a colocar na escola o papel deste resgate e inserção do indivíduo em sua cultura.


Na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, algumas práticas são fundamentais. O resgate dos brinquedos e brincadeiras. As aulas de artes devem estar focadas nestas tradições e na construção de brinquedos.


De igual importância estão o resgate musical, as canções tradicionais da infância, as músicas dos autores brasileiros que se incluíram nas tradições culturais. No mesmo nicho as histórias tradicionais contadas às crianças em todo o mundo e, certamente, nossos autores tanto os mais tradicionais quanto os atuais (desde que se observe a qualidade cultural da obra).


A escola deve tomar para si esta função de forma a unificar culturalmente as crianças, independente do gosto musical da família e seu nível cultural.

Neste sentido a escola deve pautar-se pela tradição, os autores reconhecidos, as brincadeiras folclóricas e os brinquedos populares.

Deve buscar a regionalização de forma a inserir a criança na comunidade próxima e progressivamente os valores culturais brasileiros.


As festas e os eventos escolares devem procurar manter-se como preservação de tradição cultural. Neste tópico se encaixam feiras, festivais, encerramentos, festas juninas e comemoração de mãe e pai (hoje acrescida de dia da família) e datas especiais comemorativas.


Vejo, com certa frequência, escolas desistirem destas tradições por pressões sociais de toda ordem (da falta de investimento dos pais às intervenções exógenas como órgãos burocráticos de controle).


As escolas não deveriam desistir sob pena de criarmos uma geração que não terá referência em sua história e sua cultura. Os pais devem investir mais na educação dos filhos, acompanhar e participar.


Adriana Oliveira Lima

adri.o.l@hotmail.com

Educadora e escritora

O que você achou desse conteúdo?