Logo O POVO+
Ludmila Wanbergna: "Revista do HUWC: comunicar para melhorar a vida das pessoas"
Opinião

Ludmila Wanbergna: "Revista do HUWC: comunicar para melhorar a vida das pessoas"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Deixar a iniciativa privada para assumir uma vaga no serviço público federal, muitos pensam, é sinônimo de estabilidade financeira e redução da carga de trabalho. Os encontros sociais seguintes a essa decisão são regados a tapinhas nas costas acompanhadas de: “Parabéns! Agora, o ritmo e os planos são outros. Você vai desacelerar”.

 

A chegada ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mais especificamente ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), mostrou, logo no primeiro dia, que a jornada ali contrariaria todas as previsões/expectativas.


Entre os primeiros desafios, reconquistar a confiança e a credibilidade do público interno enquanto área estratégica, redefinir e fazer rodarem processos de trabalho, estruturar equipe... Recomeçar. Isso nos assustou na mesma velocidade e com a mesma força que nos fez enxergar uma oportunidade singular de nos reinventar. Amigos, que aprendizado tem sido a cada novo dia desses últimos dois anos!


Fomos apresentados à comunicação pública e à sua capacidade incansável de nos fazer mais criativos, insistentes, agregadores e conquistadores. Nunca produzimos tanto em cenários tão adversos. Nunca exercitamos tanto a nossa capacidade de convencimento e conquistamos (quase) tudo pelo que batalhamos. Nunca fizemos tantas parcerias e demos, juntos, cabo de tantos desafios trocando conhecimentos, interesses e sonhos. Nunca fomos tão criativos com uma impressora colorida, papel nos formatos A3 e A4 e o bichinho-frivião do fazer acontecer.


O mestre Jorge Duarte nos lembra, de maneira genial, que a comunicação pública coloca a centralidade do processo de comunicação no cidadão. Ele também nos diz que o uso dessa expressão está associado ao esforço de melhorar a vida das pessoas pela comunicação. Não é por acaso que Duarte nos estimula a estudar, criar e implantar instrumentos que fortaleçam essa proposta. Hoje, 21 de junho, entregamos um desses instrumentos à sociedade: a Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio.


A publicação, impressa e disponível também no site www.huwc.ebserh.gov.br , reúne artigos de profissionais das mais diferentes especialidades sobre o que temos feito de melhor em assistência, ensino e pesquisa em saúde. De linguagem acessível, layout leve e aberta a contribuições, a Revista do HUWC reforça o compromisso do hospital com a melhoria de vida das pessoas. O compromisso da comunicação que escolhemos fazer.


Ah... Sobre desacelerar, outros ritmos e planos? Que o bichinho-frivião da comunicação pública não nos deixe em paz nunca!%u200B

 

Ludmila Wanbergna

ludmila.felix@ebserh.gov.br

Chefe da Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio/ Ebserh

 

O que você achou desse conteúdo?