Logo O POVO+
Guilherme Pequeno: "Família e empresa: como gerir bem essa relação"
Opinião

Guilherme Pequeno: "Família e empresa: como gerir bem essa relação"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Muitos empresários enfrentam um grande dilema: gerir a relação da família com a empresa. Muitos se perguntam: qual deve ser a prioridade? Manter a harmonia da família permitindo que familiares participem da gestão ou manter a gestão da empresa sem a interferência dos familiares?

 

Com certeza é possível manter os dois aspectos, família e gestão da empresa, equilibrados. Um dos caminhos é a implantação de um processo estruturado de governança corporativa, em que os papéis da família, da gestão  e da propriedade estejam muito bem definidos.


No processo de implantação da governança, sempre é muito recomendada a criação de conselhos que permitam a discussão dos temas em um ambiente mais apropriado à sua finalidade. Seguem alguns exemplos de conselhos que podem ser estruturados: conselho de família, conselho de sócios, conselho de administração e conselho fiscal.


Como gerir bem a relação com a família? Crie um conselho com esta finalidade.

Mas qual a função do conselho de família?


Entre as principais práticas do Conselho de Família, estão: definir limites entre interesses familiares e empresariais; preservar os valores familiares (história, cultura e visão compartilhada); definir e pactuar critérios para proteção patrimonial, crescimento, diversificação e administração de bens mobiliários e imobiliários; planejar sucessão, transmissão de bens e herança; ter visão da sociedade como fator de agregação e continuidade da família; definir tutela aos membros da família com referência à sucessão na sociedade, a aspectos vocacionais, futuro profissional e educação continuada; e definir critérios para indicar membros para compor o Conselho de Administração. (Fonte: Código das melhores práticas de governança corporativa).


Concluímos que ter um conselho de família é um dos segredos de sucesso para manter equilibrada a relação entre as expectativas dos familiares com relação aos objetivos e à visão futuro da organização.

 

Guilherme Pequeno

guilhermepequeno@gomesdematos.com.br

Sócio-diretor da Gomes de Matos Consultores Associados

 

 

O que você achou desse conteúdo?