PUBLICIDADE
Jornal

Paulo Hélder de Alencar Braga: "24 anos do Senar no Ceará"

O Seminário Nordestino de Pecuária - PEC Nordeste, o maior evento da pecuária do Nordeste, é realizado há 22 anos

09/05/2017 01:30:00
O ano de 2017 marca os 24 anos de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Regional do Ceará (Senar-CE), instituído no dia 22 de abril de 1993. Sua missão é a capacitação dos produtores e trabalhadores rurais com a oferta de cursos de Formação Profissional Rural, Promoção Social e por meio de Programas Especiais, a partir de uma grade de cursos nas cadeias produtivas do agronegócio.

A partir do segundo semestre de 2015 o Senar passou a atuar na educação formal com a instalação de dois polos, um em Fortaleza e outro em Cascavel, da Rede Etec de Ensino a Distância, com um curso Técnico em Agronegócio de 1.230 horas, sendo 80% a distância e 20% presencial. Em 2017 foram instalados mais dois polos, Quixeramobim e Quixadá, totalizando 209 alunos. O Senar Ceará também iniciou em 2016 uma das mais importantes ações, a Assistência Técnica Gerencial, com o Programa Sertão Empreendedor, atendendo a 38 municípios.


Na área de Saúde, vem atuando com o Programa Saúde do Homem e da Mulher, e neste ano estão programadas 11 ações para serem executadas até junho, o que garante o exame de prevenção do câncer de útero e de próstata, que neste primeiro semestre atenderá a mais de mil produtores e produtoras.


O Seminário Nordestino de Pecuária -PEC Nordeste, o maior evento da pecuária do Nordeste, é realizado há 22 anos pelo Senar/Faec e Sebrae-CE, criando oportunidade para o produtor, o trabalhador rural e técnicos conhecerem novas tecnologias que podem ser aplicados nas propriedades rurais. Neste ano traz a temática “Água e o Semiárido: uma nova postura”, envolvendo nove segmentos da cadeia produtiva da pecuária.


Ao longo de sua história ofereceu gratuitamente 20.717 cursos atendendo a 190.380 produtores. Os cursos de Promoção Social tiveram início em 1996 e hoje já representam 30% do total. Possui 103 instrutores e 11 mobilizadores regionais de campo.


Além dos cursos de FPR e de atividades de Promoção Social, o Senar-CE oferece sozinho ou em parceria com os sindicatos rurais e com o Sebrae-CE 11 programas especiais, dentre os quais destaco: Inclusão Digital, Sertão Empreendedor, Negócio Certo Rural, Sindicato Forte, Competitividade e Sustentabilidade da Atividade Leiteira, e Gestão de Qualidade.


Em 2017 pretendemos ampliar nossa atuação na área da capacitação, levando cursos gratuitos aos produtores assistidos pelos municípios, a partir de uma parceria com as prefeituras. Novos tempos virão para o Senar do Ceará: a Faculdade CNA, que congrega todas as Federações de Agricultura e Pecuária do Brasil, será uma das nossas metas futuras.

 

Paulo Hélder de Alencar Braga

paulohelder@senarce.org.br

Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Regional do Ceará (Senar-CE)

 

Adriano Nogueira

TAGS