Logo O POVO+
Editorial: "Escola com inovação tecnológica"
Opinião

Editorial: "Escola com inovação tecnológica"

A tecnologia é apenas um dos elementos que devem fazer parte de uma boa escola
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Em matéria publicada na edição de ontem, O POVO destaca uma iniciativa educacional em escola pública, inédita em todo o País. A Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, no bairro Floresta, será a primeira a receber uma sala de inovação tecnológica, com ferramentas digitais, como impressora 3D; computadores chromebooks – máquinas mais leves e mais rápidas – e que podem ser conectados a uma lousa de cerâmica multi touch (que responde ao toque).

Essas ferramentas digitais possibilitam novas dinâmicas em sala de aula e facilitam a aprendizagem, além de propiciarem maior conhecimento prático, como destaca a reportagem de Ana Rute Ramires. Inaugurado pelo prefeito Roberto Cláudio, o laboratório experimental faz parte do projeto Google Educação e será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio da UFC Virtual.


Na ocasião, Alexandre Campos, diretor do Google Educação no Brasil, disse que a vida em sociedade exige cada vez mais “alfabetização digital e o domínio da tecnologia”. Para ele, o projeto permitirá aos professores a criação de “novas dinâmicas em salas de aula”, que impulsionarão os alunos a se dedicarem mais aos estudos ao mesmo tempo em que serão preparados para novas profissões, surgidas com o avanço tecnológico. De fato, nas sociedades modernas, é praticamente impossível viver sem valer-se de algum objeto sem tecnologia embarcada.


No entanto, quando se trata de educação, a tecnologia, por mais moderna que seja, é apenas um dos elementos que devem fazer parte de uma boa escola. Esta tem de ter uma boa direção, boas acomodações, professores bem pagos, pais participativos e alunos em condições de aprender, dispondo do essencial em suas casas, seja do ponto de vista material, seja da perspectiva espiritual e emocional. Questões essas que também dizem respeito ao poder público.


De qualquer modo, o Google, a Prefeitura de Fortaleza e a UFC merecem elogios pela iniciativa.

O que você achou desse conteúdo?