Logo O POVO+
"A sua empresa tem uma estratégia para a era digital? E você?"
Opinião

"A sua empresa tem uma estratégia para a era digital? E você?"

Novos softwares vão impactar os negócios e nenhuma área de atividades estará a salvo dessa revolução
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Impulsionados pelo mundo digital, novos formatos mentais e empresariais firmados em inovadoras estratégias de relacionamentos irão se consolidar. Teletrabalho, teleconferência, bancos de dados compartilhados, algoritmo, inteligência artificial, medicina não invasiva e biotecnologia são alguns exemplos. Novos softwares vão impactar a maioria dos negócios e nenhuma área de atividades estará a salvo dessa revolução tecnológica.

 

Nos últimos 50 anos, a sociedade contemporânea assistiu a grandes e inimagináveis mudanças. Outras, bem mais impressionantes, virão – para os 

“prazeres e dores” da própria humanidade. Entretanto, agora suportada por “tecnologias de crescimento exponencial”, como a descoberta do grafeno e o avanço da nanotecnologia e da robótica.


O grafeno, substância derivada do grafite, é um milhão de vezes mais fino que um fio de cabelo, condutor elétrico 1.000 vezes mais eficiente que o cobre, 200 vezes mais forte que o aço, 100 vezes melhor que o silício e 7 vezes mais leve que o ar (um metro quadrado pesa 0,77 miligramas). Ademais, é impermeável, translúcido, maleável e ultraflexível. O uso do grafeno já transforma e influencia o dia a dia das pessoas. Em 2012, houve registro de 2.024 patentes de protótipos de produtos com o uso dele.


A nanotecnologia é um campo em que diversas disciplinas interagem, como química, física, engenharia, biologia e ciência dos materiais, com o objetivo de manipular a matéria, reorganizando átomos e moléculas. Estima-se que 2015 tenha gerado um trilhão de dólares no mercado global, empregando 800 mil trabalhadores nos Estados Unidos e dois milhões no mundo.


Quanto aos robôs, eles tendem a ocupar ainda mais o lugar do ser humano, a exemplo da impressora 3D. O equipamento revoluciona tanto a indústria (no processo de produção em massa) quanto a medicina (ao fabricar os mais variados tipos de próteses).


Estudos de especialistas revelam que um de cada quatro empregos conhecidos hoje será substituído por softwares e robôs até 2025, com tendência de crescimento. É impossível competir hoje em dia sem responder às mudanças tecnológicas que estão acontecendo à nossa volta, o tempo todo e de forma avassaladora. O futuro será muito mais surpreendente do que presenciamos. As revoluções científicas e tecnológicas brotam discretamente, sem ufanismo. E assim, já ingressamos na era da Quarta Revolução Industrial.

 

Wilton Daher

wd@accvia.com.br

Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef Ceará) e mestre em Administração
O que você achou desse conteúdo?