Logo O POVO+
Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra: "Uma Fortaleza global em parcerias"
Opinião

Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra: "Uma Fortaleza global em parcerias"

A partir dessas constatações, iniciamos o Plano Fortaleza 2040 e começamos uma cruzada em busca de parceiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Quando assumi o cargo de prefeito de Fortaleza pela primeira vez, em 2013, uma das principais metas era tornar Fortaleza uma cidade mais moderna e acolhedora para todos. Entendemos, de pronto, que esse enorme desafio não seria possível sem uma grande ação de planejamento da Cidade, que indicasse os principais problemas e apontasse soluções factíveis e que, sem a ajuda de parceiros nacionais e internacionais, não poderíamos viabilizar e atender demandas sonhadas, há décadas, pelos fortalezenses.


A partir dessas constatações, iniciamos o Plano Fortaleza 2040 e, ao mesmo tempo, começamos uma cruzada em busca de parceiros. Com bons projetos debaixo do braço, começamos a abrir portas de instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco Mundial (Bird), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Fundação Bloomberg, só para citar alguns.


Iniciamos, com isso, experiências bem-sucedidas em Fortaleza, em áreas como mobilidade, educação, saúde e desenvolvimento urbano. As parcerias internacionais ainda vão viabilizar importantes obras para o turismo, como a conclusão da Nova Avenida Beira-Mar e o Polo Varjota, que fará uma completa requalificação urbana naquela área da Cidade, com novas calçadas, faixas elevadas de pedestres, luz branca e parklets.


Todo esse nosso esforço em busca de investimentos que tornem Fortaleza uma cidade melhor de se viver vem sendo reconhecido nacional e internacionalmente. Nossa Cidade, por exemplo, foi a única capital do País a receber o Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas, do Tribunal de Contas da União (TCU). Do Sebrae Nacional, recebemos o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.


Com motivação renovada, iniciamos, hoje, mais uma missão internacional em busca de novos investimentos para Fortaleza. A primeira escala será em Frankfurt, onde vamos tratar com a alemã Fraport, empresa que venceu o leilão para administrar o Aeroporto Internacional Pinto Martins pelos próximos 30 anos. Vamos apresentar as oportunidades de negócios existentes no entorno do Aeroporto.


Também vamos a Nova Deli, na Índia, onde participaremos como único convidado brasileiro do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics, de um seminário em que apresentaremos os avanços de Fortaleza em áreas como mobilidade, educação e saúde. Também conversaremos com investidores para parcerias nessas e em outras áreas. Com certeza, conseguiremos novas parcerias, porque, com planejamento, bons projetos e muita responsabilidade na hora de escolher onde e como investir, é possível fazer muito mais e tornar Fortaleza uma cidade melhor de se viver.

 

Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra

roberto.claudio@fortaleza.ce.gov.br

Prefeito de Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?