Há alguns anos a Blu – Sistema de Água Mineral instituiu o programa de gestão da inovação. A meta é simples. Não se acomodar e trabalhar o ineditismo em toda a cadeia de produtos da empresa. A direção e os funcionários estão imersos em um ambiente em que são incentivados a sempre estar antenados com a melhoria no serviço prestado.
O sistema de assinatura em todos os serviços ofertados já é uma tendência mundial. Que o digam as empresas de TV a cabo, de telefonia celular ou acesso à internet. No ramo do fornecimento de água não precisa ser diferente. Foi graças ao programa de gestão da inovação que surgiu a ideia de estender esta facilidade também aos clientes da Blu.
Com um valor fixo mensal, pago via boleto, por exemplo, o consumidor garante o fornecimento de água seja a granel, seja via purificador exclusivo da marca, seja pela entrega sistemática de garrafões, sem ficar refém de interrupções repentinas de fornecimento ou ser surpreendido com a necessidade de comprar água em horários incômodos.
Uma ideia simples, gestada “dentro de casa”, com a utilização de aplicativos, facilitou nossas operações e permitiu um contato mais próximo com nossos clientes. Hoje, todos buscam a facilidade e praticidade no seu dia a dia e temos que sempre agregar a tecnologia nos produtos e serviços como aliada para a conquista do mercado.
Para além da tecnologia, o trabalho com inovação precisa ser constante e reinventado incessantemente. Afinal, é só facilitando a vida, dando respostas rápidas e também surpreendendo o consumidor que atingimos um status de diferenciação em um ambiente tão concorrido e globalizado como o atual.
O “pensar fora da caixa” requer esforço e investimento, principalmente de tempo. Mas vale muito a pena.
Henrique Hissa
henriquehissa@sistemablu.com.brEmpresário e sócio-diretor da Blu – Sistema de Água Mineral