Logo O POVO+
Fabiano dos Santos Piúba: "A política cultural mais forte no Interior"
Opinião

Fabiano dos Santos Piúba: "A política cultural mais forte no Interior"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Fabiano dos Santos Piúba

fabianopiuba@gmail.com

Secretário da Cultura do Estado do Ceará


De acordo com o programa “Os 7 Cearás”, do governador Camilo Santana, e com o Plano Estadual de Cultura, a política cultural de nosso Estado vem fortalecendo suas ações no Interior. Tivemos, em 11 de março, a inauguração da Vila da Música, no Crato, a partir da experiência da Sociedade Lírica do Belmonte, a Solibel, coordenada pelo Padre Ágio. Ele que, aos 99 anos, emocionou a todos com sua história de luta pela formação em música, em plena região agrícola, ladeando enxadas e foices a violinos e violoncelos. Cultura e cultivo de cidadãos.


Juntamente com a Vila da Música, temos o Escritório Regional da Secult no Cariri. O Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, será o próximo equipamento da Secretaria a ser inaugurado no Interior. Outros virão como cumprimento da meta de implantação de novos centros culturais no Interior, além do programa “Cinemas na Cidade”, de construção de 20 salas de exibição em 10 municípios, com recursos do Estado e da Ancine.


A política cultural também segue destinando a projetos do Interior 50% dos recursos de todos os editais da Secretaria, tanto os tradicionais (Incentivo às Artes, Cinema e Vídeo, Carnaval, Paixão, Junino, Natal de Luz) quanto os novos: Escolas da Cultura, Cultura LGBT e Cultura Infância. Somados ao Edital Mecenas, são mais de R$ 56 milhões. Os Agentes de Leitura estão em 34 municípios. Bibliotecas de 52 cidades estão sendo contempladas com modernização e com implantação de setor braille.


Além de realizar o Encontro Mestres do Mundo em Limoeiro do Norte e o Festival Música na Ibiapaba em Viçosa do Ceará, Sobral e outras oito cidades, a Secult apoia um extenso calendário de festivais e mostras, em todas as regiões. Estas ações se inserem no Circula Ceará, projeto de itinerância de shows e espetáculos cearenses a ser realizado com a Funarte, e no Circuito Cearense de Festivais de Artes, um edital de apoio aos festivais. Reforço também à participação de artistas do Interior na programação dos equipamentos culturais em Fortaleza e à presença dos Mestres da Cultura nesses espaços e eventos - incluindo a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, de 14 a 23 de abril.


Terça e quarta-feira, 21 e 22 de março, teremos um novo e importante momento para o fortalecimento dessa política. Prefeitos, secretários da Cultura e outros gestores de todo o Ceará estarão em Fortaleza para o I Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017. A convite da Secult, os novos gestores municipais participam do primeiro grande momento de imersão sobre a política cultural, no Teatro Carlos Câmara, no Theatro José de Alencar e na sede da Secult. Oportunidade de receber a todos, para juntos avançarmos na construção dos Sistemas Municipais de Cultura. Uma rede potente e ampla, para cumprir a missão de garantir, cada vez mais, o pleno exercício dos direitos culturais, por todos os cearenses.

 

O que você achou desse conteúdo?