Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/header.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/header.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

VERSÃO IMPRESSA

Mesmo com recuo do governo francês, manifestações devem continuar

| coletes amarelos | Suspensão do aumento dos impostos foi anunciada ontem. Cientistas políticos preveem repercussões políticas com crescimento dos protestos

01:30 | 05/12/2018

[FOTO1]

Apesar do recuo do governo francês, que anunciou ontem a suspensão do aumento nos impostos sobre os combustíveis, as manifestações que estão gerando crise no país não deram sinais de recuo. Ontem, o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, anunciou adiamento de seis meses no aumento dos impostos sobre a gasolina e diesel, que entrariam em vigor em janeiro de 2019.

[SAIBAMAIS]

"Nenhum imposto pode colocar a unidade da nação em perigo", disse. O recuo é uma tentativa de apaziguar a manifestação dos coletes amarelos. O movimento contra os impostos tomam as ruas parisienses aos sábados, desde 17 de novembro, e alcançaram proporções mais graves principalmente no último sábado.

 

Com mais de 420 mil manifestantes e elevado número de feridos em confronto com a polícia, os protestos são considerados os mais violentos desde 2005 no país.

 

Além da suspensão do aumento, o governo vai adiar nova inspeção veicular e aumentos dos tributos sobre o gás e a eletricidade. As reações iniciais dos manifestantes após o anúncio do primeiro-ministro foram negativas. O movimento afirma não ter líderes e se organiza pelas redes sociais.

 

O aumento do imposto sobre os combustíveis criado pelo governo foi proposto para desestimular o uso de combustíveis fósseis, uma das agendas verdes da atual gestão presidencial de Emmanuel Macron.

 

Os atos e decisões já apontam repercussões políticas para o governo. As taxas de aprovação de Macron e de Philippe atingiram novo recorde negativo em razão da forma como o governo tratou os protestos, segundo pesquisa do Ifop-Fiducial e divulgada pela revista Paris Match e pela Sud Radio.

 

Para o professor João Bosco Monte, presidente do Instituto Brasil - África, há um cenário "perigoso" para a estabilidade de Macron. "O primeiro ministro está tentando negociar, mas precisa de uma junção de interesses. O perigo iminente é que essa manifestação chegue às casas das pessoas e a inevitável busca de um acordo passe pela saída do Macron", opina. O recuo, avalia, deu abertura para que as pessoas dessem continuidade aos protestos por outros motivos.

 

Este é também o alerta de Estevão Chaves de Rezende Martins, professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UNB). Apesar de acreditar que o movimento não teria impactos políticos maiores, ele concorda que as manifestações estão fortalecidas. Ele relembra as manifestações de 2013, no Brasil, que se iniciaram devido ao aumento do valor das passagens em São Paulo.

 

"Um problema desses movimentos que não têm cara, não têm perfil muito claro, como as de junho de 2013, é que as pessoas não sabem com quem estão lidando. (...) Em pouco tempo, isso é explorado tanto pela extrema direita quanto pela extrema esquerda", diz.

 

Entre as demandas dos protestos, estavam melhoras nas condições de vida e o abandono do aumento do imposto sobre os combustíveis. O recuo é visto como um ponto decisivo para o governo do presidente Emmanuel Macron, que assumiu o cargo em maio de 2017. Ao contrário de seus antecessores, o francês havia ficado conhecido por não ceder a pressões populares. (Com Agências)

 

O nome

 

A origem do nome "coletes amarelos" vem da jaqueta de sinalização de trânsito que, pela legislação federal francesa, todos os carros da França devem transportar para o caso de acidentes.

EDUARDA TALICY

TAGS


Warning: include_once(includes/paginas/opovo/col.dir.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/col.dir.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305