Logo O POVO+
Mergulhadores conseguem retirar mais 4 meninos da caverna na Tailândia
Mundo

Mergulhadores conseguem retirar mais 4 meninos da caverna na Tailândia

| RESGATE | Até agora, oito crianças já foram resgatadas. Para concluir a operação, ainda falta retirar da caverna três adolescentes e o professor de 25 anos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Mergulhadores de elite conseguiram ontem retirar mais quatro adolescentes presos na enorme caverna da cidade tailandesa de Mae Sai, em uma operação de resgate impressionante e altamente perigosa, na qual oito crianças já foram salvas. No interior da caverna, permanecem ainda três adolescentes e seu professor de 25 anos.


Os SEAL, membros de elite da marinha tailandesa que tiveram papel crucial na arriscada operação, postaram um “Hooyah”, seu grito de guerra, em sua página no Facebook ao anunciar o resgate de mais quatro jovens jogadores da equipe dos “Javalis Selvagens”.


O salvamento dos quatro meninos ontem seguiu um padrão similar da véspera, com os jovens sendo imediatamente socorridos ao serem retirados da caverna, após um mergulho de mais de quatro quilômetros.


“Teremos boas notícias dentro de algumas horas”, havia afirmado no início do dia o coordenador da célula de crise, Narongsak Osottanakorn, normalmente muito prudente.


O comandante da junta militar que governa a Tailândia desde o golpe de Estado em 2014, general Prayut Chan-O-Cha, visitou o local ontem. “Todos podem se orgulhar. Mas a missão ainda não está cumprida”, declarou Chan-O-Cha.


A Tailândia aguarda um final feliz para os 12 meninos e seu técnico de futebol, presos na caverna de Thuam Luang, norte do país, desde 23 de junho, um acontecimento que atraiu centenas de jornalistas de todo o mundo para a região.


As chuvas de monção que ameaçam inundar novamente a complexa rede subterrânea, de quase 10 km de comprimento, é o principal desafio para os socorristas, que temem novas tempestades antes da retirada de todo o grupo da caverna.


O time de futebol integrado por 12 meninos com idades entre 11 e 16 anos e seu jovem técnico passou nove dias nas profundidades da caverna até que dois mergulhadores britânicos localizaram o grupo na segunda-feira passada. Abatidos, eles estavam sobre uma rocha a mais de quatro quilômetros da entrada da gruta.


A complexa operação de resgate começou no domingo e conseguiu salvar quatro meninos, graças ao trabalho de mergulhadores experientes que os guiaram ao longo de um caminho tortuoso, com trechos inundados e passagens estreitas.


Batizados pelas redes sociais como “Javalis Selvagens 1, 2, 3 e 4”, os quatro meninos estão hospitalizados e se encontram bem, informou Narongsak Osottanakorn, que também é governador da província de Chiang Rai.


No momento, no entanto, permanecem afastados dos pais para evitar contaminação por sua atual fragilidade. “Os médicos pensam em permitir as visitas das famílias, mas separadas por um vidro”, disse. (AFP)

 

RESGATE


Além das dificuldades do percurso, sob a água, a situação fica mais complicada porque muitos meninos não sabem nadar e nenhum deles já praticou mergulho. A falta de espaço também dificulta as operações.

 

SEM ACESSO À INFORMAÇÃO


FAMÍLIAS

A falta de detalhes aumenta a angústia dos pais dos adolescentes. “Escutamos que quatro meninos saíram, mas não sabemos quem são. Vários pais continuam esperando. Ninguém foi informado de nada”, declarou Supum Sompiengjai, mãe de Pheerapat, conhecido como “Night” que espera reencontrar o filho.

INTERVALO

Os mergulhadores precisaram descansar entre as duas missões e colocar mais cilindros de oxigênio ao longo do percurso. Isto explica o intervalo no resgate. “Trabalhamos a noite toda”, afirmou um funcionário do governo da província de Chiang Rai, confirmando apenas uma pausa na operação.

 

O que você achou desse conteúdo?