Logo O POVO+
Presidente da África do Sul, Zuma anuncia renúncia ao cargo
Mundo

Presidente da África do Sul, Zuma anuncia renúncia ao cargo

Anúncio foi feito após o partido de Zuma votar pela sua saída. O presidente tem sido alvo de acusações de corrupção
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou renúncia imediata ao cargo após seu partido, o Congresso Nacional Africano (CNA), votar pela sua queda. “Mesmo que eu não concorde com a decisão da minha organização, eu sempre fui um membro disciplinado do CNA”, disse Zuma ao final de um longo discurso televisionado ontem.


Zuma, que tem sido alvo de várias acusações de corrupção, envolveu-se em uma batalha árdua sobre quem deve liderar a economia mais desenvolvida da África. Suas declarações foram feitas após uma autoridade do CNA afirmar que o partido o substituiria pelo ex-vice-presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.


O CNA detém cerca de dois terços dos assentos do Parlamento sul-africano, e os partidos opositores pedem pela renúncia de Zuma há muito tempo.


Ontem não foi um dia fácil para o presidente. Pela manhã, a polícia conduziu uma busca na residência e na sede de uma empresa da família Gupta, próxima a Zuma. A família controla um império que em um momento se estendeu à mídia e à mineração do país. Cinco pessoas foram detidas.


De acordo com documentos vazados no último ano, os irmãos Gupta usaram a amizade com Zuma e a sociedade com o filho do presidente, Duduzane, para influenciar as decisões do governo em favor de seus negócios. Os irmãos também foram acusados de terem tentado subornar o ex-ministro das Finanças. Zuma, seu filho e os Gupta rejeitam as acusações e dizem que os documentos vazados são falsos.


A sorte de Zuma entrou em declínio desde que ele falhou em eleger sua ex-mulher como a nova líder do CNA, em dezembro. Ramaphosa, um ex-sindicalista que ajudou a escrever a Constituição sul-africana após o apartheid, ganhou a eleição do partido e manifestou apoio à renúncia de Zuma desde então.


Zuma, de 75 anos, disse que se sentiu injustiçado pela liderança do partido e alertou que a sigla de Nelson Mandela está colocando em risco a união ao pressionar por sua renúncia. “Provavelmente teremos violência neste país”, disse o presidente mais cedo, citando a saída de membros frustrados do partido após a renúncia forçada, em 2008, do então presidente Thabo Mbeki.


Os atritos entre Zuma e a cúpula do partido enfraquecem o ANC que derrubou o governo da minoria branca. Pela primeira vez desde que Nelson Mandela foi eleito presidente em 1994, o partido pode perder a maioria parlamentar nas próximas eleições.


O CNA perdeu o controle de grandes cidades sul-africanas, incluindo Pretória e Johannesburgo, em meio a críticas de seu histórico na redução da pobreza e da desigualdade e escândalos de corrupção no governo Zuma.

da Agência Estado

 

 

SUCESSÃO

Mandato de Zuma só se encerraria em 2019. Oposição esperava que eleições fossem antecipadas, mas Cyril Ramaphosa, da CNA, deve assumir o comando do país

 

O que você achou desse conteúdo?