VERSÃO IMPRESSA

China promete lidar seriamente com violações

01:30 | 06/01/2018
[FOTO1]

O governo da China prometeu “lidar seriamente” com quem desrespeitar as sanções da Organização das Nações Unidas contra a Coreia do Norte. Nesta semana, o jornal Chosun Ilbo informou que embarcações chinesas que usavam bandeiras do Panamá, de Belize e de outras nações eram suspeitas de comércio ilegal com os norte-coreanos, do regime de Pyongyang.


A administração chinesa diz não ter informação sobre as operações de navios registrados em outros países. Autoridades da Coreia do Sul apreenderam duas embarcações sob suspeita de violar as sanções da ONU, impostas para pressionar Pyongyang a abandonar seus programas de mísseis e nuclear.


“Caso seja confirmado por meio de investigação que houve violações às resoluções do Conselho de Segurança, a China lidará seriamente com ela, de acordo com suas leis e regulações”, afirmou o porta-voz da chancelaria em entrevista coletiva regular.


As sanções da ONU limitam a entrega de suprimentos energéticos e proíbem a transferência no mar de qualquer produto para navios norte-coreanos. O jornal sul-coreano disse que outras seis embarcações também podem ter feito o mesmo - elas seriam de propriedade de chineses, mas registradas no exterior.

Associated Press

 

TAGS