Logo O POVO+
Papa fala com líder palestino em meio a crise
Mundo

Papa fala com líder palestino em meio a crise

Edição Impressa
Tipo Notícia


O Vaticano confirmou que o papa Francisco e o presidente palestino Mahmud Abbas conversaram ontem por telefone, em meio à crescente preocupação internacional pelo possível traslado da embaixada americana a Jerusalém. O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, confirmou à AFP a chamada telefônica, embora não tenha dado detalhes sobre o conteúdo da conversa.


O projeto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de trasladar a embaixada de Tel Aviv a Jerusalém levaria ao reconhecimento americano da Cidade Santa como capital de Israel, o que gera fortes controvérsias. O status de Jerusalém é um assunto-chave no conflito palestino-israelense, e ambas as partes reivindicam a cidade como sua capital.


Em outubro, o papa Francisco defendeu o “status quo” de Jerusalém, uma “cidade santa onde todos devem poder viver em paz” e pediu o “livre acesso” a todos os fiéis, judeus, muçulmanos e cristãos, aos lugares santos de Jerusalém.


Em janeiro, o mesmo Abbas havia advertido durante uma visita ao Vaticano que trasladar a embaixada dos EUA em Israel a Jerusalém afetaria as esperanças de paz no Oriente Médio. O líder palestino, que se reunia com o papa Francisco pela terceira vez, advertiu que a ideia de Trump “alimentaria o extremismo”.


As relações entre o Vaticano e as autoridades palestinas entraram em uma nova etapa em 2015 com a assinatura de um acordo, que levou à abertura da embaixada palestina no Vaticano.


O acordo, que foi produzido dois anos depois que o Vaticano reconheceu a Palestina como Estado, gerou a indignação em Israel. (Francepress) 

O que você achou desse conteúdo?