VERSÃO IMPRESSA

Incêndios se espalham para outras regiões na Califórnia

01:30 | 18/12/2017
[FOTO1]

Bombeiros tentaram evitar, durante todo o domingo, que um dos maiores incêndios da história do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, consuma casas na cidade de Santa Bárbara e na rica região de Montecito.


No início do sábado, 16, moradores fugiram da região, transformando o centro de Santa Bárbara no que um morador chamou de “cidade fantasma”.


O incêndio, de 418 quilômetros quadrados, move-se rapidamente para o Oeste em direção a Montecito Peak, ao Norte de Montecito.

Conhecido pelas suas mansões de estrelas de Hollywood, Montecito é o lugar onde nomes como Oprah Winfrey e Ellen DeGeneres têm casas.


Winfrey expressou sua consternação em sua conta no Twitter. “Ainda rezando pela nossa pequena cidade. Os ventos desta manhã criaram uma perfeita tempestade do mal para os bombeiros”, escreveu a apresentadora.


Os ventos diminuíram para cerca de 48 km/h no domingo. No dia anterior, as rajadas eram de cerca de 60 km/h. Apesar disso, ventos de baixa intensidade ainda eram considerados extremamente perigosos, como afirmou o porta-voz dos bombeiros que estão atuando na região, Jude Olivas.


O incêndio, que começou há 12 dias, queimou pelo menos 700 casas e matou um bombeiro. “Os ventos vão diminuir um pouco, espero que possamos continuar o trabalho que começamos ontem”, disse Olivas.


No zoológico da cidade, funcionários começaram a colocar alguns animais em caixotes e canis, para prepará-los para possíveis evacuações. O zoológico de Santa Bárbara tem cerca de 150 espécies de animais, incluindo um par de leopardos de Amur, espécie criticamente ameaçada de extinção. (Agência Estado)

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS