Logo O POVO+
EUA e Coreia do Sul iniciam grande exercício aéreo conjunto
Mundo

EUA e Coreia do Sul iniciam grande exercício aéreo conjunto

Edição Impressa
Tipo Notícia

 
Estados Unidos e Coreia do Sul iniciaram ontem um grande exercício aéreo conjunto, uma operação que Pyongyang chamou de “provocação total”, poucos dias depois do lançamento de um potente míssil norte-coreano.


O exercício de cinco dias, batizado de Vigilant Ace, envolve mais de 230 aviões, incluindo caças F-22 Raptor, e mobiliza dezenas de milhares de soldados.


Durante o fim de semana, o jornal estatal norte-coreano Rodong denunciou as manobras.


“É uma provocação aberta, em todos os níveis, contra a Coreia do Norte, que poderia resultar em uma guerra nuclear a qualquer momento”, afirmou a publicação em um editorial.


“Os belicistas americanos e sua marionete sul-coreana fariam bem em recordar que seu exercício militar dirigido contra a Coreia do Norte será tão estúpido como um ato que precipita sua autodestruição”, completou.


O ministério norte-coreano das Relações Exteriores acusou no sábado o governo de Donald Trump de “querer a guerra nuclear a qualquer preço” com esta simulação aérea. O exercício anual começou cinco dias depois do teste norte-coreano de um míssil balístico intercontinental (ICBM), supostamente capaz de atingir o território dos Estados Unidos. (Francepress) 

O que você achou desse conteúdo?