VERSÃO IMPRESSA

Disney fecha compra de ativos da Fox

01:30 | 15/12/2017
[FOTO1]

A Walt Disney confirmou ontem que fechou um acordo para comprar determinados ativos da 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões em ações.


A aquisição inclui o estúdio de filmes e televisão 20th Century Fox e negócios internacionais e de TV a cabo. Ainda como parte da transação, a Disney também irá assumir cerca de US$ 13,7 bilhões em dívidas da 21st Century Fox.


Por volta das 10h50min de Brasília, as ações da Fox caíam 3,8% nos negócios do pré-mercado em Nova York, enquanto os papéis da Disney recuavam 2%.


Segundo a Disney, a Fox Broadcasting Network e suas estações - Fox News Channel, Fox Business Network, Fox Sports 1 e 2 e a Big Ten Network - vão ser listadas numa empresa à parte.


Além da Disney, o grupo Comcast Corp também conversava com a Fox na tentativa de aquisição. Na segunda-feira, 11, a Comcast anunciou a desistência. "Quando um conjunto de ativos como o Fox está disponível, é nossa responsabilidade avaliar se existe um ajuste estratégico que poderia beneficiar nossa empresa e nossos acionistas",disse em nota a Comcast. "É o que tentamos fazer e não estamos mais envolvidos na revisão desses ativos. Nunca obtivemos o nível de engajamento necessário para fazer uma oferta definitiva. "


Com a venda, a Disney engorda seu portfólio de entretenimento com franquias de sucesso, além dos canais FX Networks e National Geographic. Antes mesmo da venda, Disney e a Fox já eram sócias no serviço de vídeos on-line Hulu, em parceria com a Comcast e a Time Warner. Com a aquisição, a parte da Fox na plataforma streaming será controlada majoritariamente pela concorrente Netflix.

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS