Logo O POVO+
Conselho de Segurança da ONUtem reunião extraordinária sobre Jerusalém
Mundo

Conselho de Segurança da ONUtem reunião extraordinária sobre Jerusalém

Oito países pediram reunião para debater decisão de Donald Trump. A maioria da comunidade internacional não reconhece Jerusalém como a capital de Israel
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Conselho de Segurança da ONU celebrará uma reunião em caráter de urgência na manhã desta sexta-feira sobre o reconhecimento unilateral, anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, de declarar Jerusalém como capital de Israel, informou ontem a presidência japonesa do Conselho.


O corpo executivo das Nações Unidas deve considerar outros assuntos a partir das 15 horas (13 horas de Brasília) e a questão de Jerusalém será debatida depois, acrescentou a fonte.


Oito países pediram a reunião nesta quarta-feira.


“As missões de Bolívia, Egito, França, Itália, Senegal, Suécia, Reino Unido e Uruguai solicitam à presidência” japonesa do Conselho de Segurança “organizar uma reunião de emergência do Conselho, com um informe do secretário-geral, antes do fim de semana”, anunciou a missão sueca em um comunicado.


A maioria da comunidade internacional não reconhece formalmente Jerusalém como a capital de Israel, insistindo que esse tema apenas pode ser resolvido durante as negociações, um ponto reiterado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, após a decisão de Trump.


Guterres implicitamente criticou Trump, enfatizando sua oposição a “qualquer medida unilateral que ponha em risco a perspectiva de paz”.


Israel se apoderou do setor oriental de Jerusalém, em sua maioria árabe, durante a Guerra dos Seis Dias de 1967 e mais tarde o anexou, reivindicando os dois lados da cidade como sua capital.


Os palestinos querem que o setor oriental seja a capital do futuro Estado que aspiram. (Agência Francepress)

O que você achou desse conteúdo?