Logo O POVO+
Vice será nomeado no Ziumbábue e assume também liderança do partido
Mundo

Vice será nomeado no Ziumbábue e assume também liderança do partido

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O vice-presidente destituído do Zimbábue, Emerson Mnangagwa, conhecido como ‘crocodilo’, deverá ser nomeado hoje chefe de Estado interino, após a renúncia de Robert Mugabe, disse um porta-voz do partido do governo à AFP.


“Acho que o destituído vice-presidente Mangagwa, que conta com o apoio do comitê central do partido, retornará (ao país) nas próximas próximas 24 horas e seria juramentado como presidente por 90 dias”, disse o porta-voz do partido ZANU-PP, Simon Khaya Moyo.


Na segunda-feira, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF), partido que governa o país, indicou Mnangagwa como candidato às eleições presidenciais de 2018, depois de destituir Robert Mugabe como líder do partido e dar-lhe um ultimato para que renunciasse à presidência do país.


Um porta-voz informou que a decisão foi adotada durante uma reunião extraordinária do Comitê Central da ZANU-PF. Mnangagwa também foi nomeado como novo líder da legenda. Além disso, o partido expulsou de seus quadros a primeira-dama, Grace Mugabe, e vários dos seus aliados, entre eles o ministro de Educação Superior, Jonathan Moyo, e o de Finanças, Ignatius Chombo.


O Comitê Central é o órgão encarregado de tomar as decisões na ZANU-PF e a sessão tinha sido convocada a pedido dos comitês estaduais, que já haviam rejeitado publicamente a continuidade de Mugabe.

AFP

O que você achou desse conteúdo?