Logo O POVO+
Na Argentina, buscas por submarino desaparecido são intensificadas
Mundo

Na Argentina, buscas por submarino desaparecido são intensificadas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A angustiante busca pelo submarino argentino, perdido no Atlântico com 44 tripulantes a bordo há seis dias se intensificava ontem com forte colaboração internacional, graças à melhora das condições climáticas.


Um bote inflável à deriva avistado na madrugada de ontem por um avião em meio a uma forte tempestade estava vazio e não pertence ao submarino, informou o porta-voz da Armada, a Marinha de guerra argentina, Enrique Balbi, durante coletiva em Buenos Aires.


“Supondo a fase mais crítica, que seria o submarino submerso e sem condições de emergir, estamos no sexto dia de oxigênio”, disse Balbi, que preferiu “não aventar conjeturas sem mais evidências”.


Sem sair à superfície, o “San Juan” tem capacidade de oxigênio para sua tripulação por sete dias e sete noites. “O tempo está contra nós, mas nunca devemos perder as esperanças”, advertiu Alejandro Cuerda, chefe da flotilha de submarinos da Espanha, que colabora com as buscas, em declarações ao canal TN.


Balbi considerou auspiciosa a melhora do clima após vários dias de temporal com fortes ventos e ondas de cinco e seis metros. “Por sorte começa a diminuir a intensidade do vento, com ondas de três e quatro metros, que permitiria uma varredura tridimensional do fundo”, declarou Balbi.


O submarino zarpou há nove dias de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, e era esperado no domingo passado no Mar del Plata, 400 quilômetros ao sul da capital, seu porto habitual.

O que você achou desse conteúdo?