Logo O POVO+
Trump anuncia decisão sobre pacto nuclear
Mundo

Trump anuncia decisão sobre pacto nuclear

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncia hoje decisão sobre o pacto nuclear multilateral assinado com o Irã em 2015 e a nova estratégia para se relacionar com o país, informou a Casa Branca.

 

A informação é da Agência EFE.


A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, explicou durante sua entrevista coletiva ontem que Trump fará o anúncio por volta das 12h45min locais
(13h45min em Brasília).


Trump tem que anunciar antes de domingo se considera que o Irã está cumprindo o acordo multilateral para limitar seu programa atômico, em troca do fim das sanções internacionais contra o país.


A expectativa é que Trump declare que o Congresso dos EUA deve revisar o acordo porque ele não atende ao “interesse nacional” do país, algo que pode representar o início do fim do pacto.


A nova estratégia do presidente foi antecipada por vários veículos da imprensa americana, apesar de a Casa Branca ter mantido silêncio sobre o assunto desde a revelação de Trump em setembro de que a decisão sobre o acordo com o Irã já estava tomada.


Segundo os principais jornais do país, Trump planeja eliminar a “certidão governamental” que diz que o pacto atende aos interesses nacionais dos Estados Unidos.


Essa medida não representa uma saída do acordo, mas abre um prazo de 60 dias para que o Congresso revise o pacto e avalie os próximos passos a serem tomados, incluindo possíveis sanções ao Irã.


A porta-voz da Casa Branca destacou nos últimos dias que o presidente estabelecerá uma “estratégia ampla” que não abordará apenas o acordo nuclear, mas também o “mau comportamento do Irã”, exemplificado nos recentes testes de mísseis balísticos e na acusação de que o país é “patrocinador do terrorismo”.

Agência Brasil

 

O que você achou desse conteúdo?