Logo O POVO+
Grupo de Lima quer auditoria nas eleições da Venezuela
Mundo

Grupo de Lima quer auditoria nas eleições da Venezuela

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os doze países da América que integram o chamado “Grupo de Lima” exigiram ontem a realização urgente de “auditoria independente” de todo o processo eleitoral venezuelano. Em declaração conjunta, os governos de Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru “consideram urgente que se realize uma auditoria independente de todo o processo eleitoral, com o acompanhamento de observadores internacionais especializados e reconhecidos”.


O texto adiciona que com isso se busca “esclarecer a controvérsia gerada sobre os resultados deste comício e conhecer o verdadeiro pronunciamento do povo venezuelano”. A situação venezuelana venceu 17 das 23 governos em disputa - o último o poder eleitoral se atribuiu, mas ainda não fez o anúncio.


O Grupo de Lima foi criado em agosto passado na capital peruana, em ato durante o qual seus integrantes condenaram a “ruptura” da ordem democrática na Venezuela e desconheceram a Assembleia Constituinte impulsionada pelo presidente Nicolás Maduro, cuja eleição em julho foi acusada de fraudulenta pela oposição e é desconhecida pelos governos da América e da Europa.

 

O que você achou desse conteúdo?