Logo O POVO+
Estados Unidos e Israel anunciam saída da Unesco
Mundo

Estados Unidos e Israel anunciam saída da Unesco

A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Heather Nauert, detalhou em um comunicado que a Unesco foi notificada da decisão. Diretora-geral da entidade, Irina Bokova lamentou a saída dos EUA do organismo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Os Estados Unidos anunciaram ontem, em Washington, sua decisão oficial de se retirar da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o seu desejo de estabelecer uma missão permanente como país “observador” nesse organismo.


A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, detalhou em um comunicado que a diretora-geral da entidade foi notificada da decisão.

[SAIBAMAIS]

Pelo Twitter, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse lamentar profundamente a saída dos Estados Unidos do organismo. Segundo ela, a retirada é uma perda para a “família das Nações Unidas” e para o multilateralismo.


“No momento em que a luta contra o extremismo violento exige um renovado investimento na educação, no diálogo entre as culturas para evitar o ódio, é profundamente lamentável que os Estados Unidos se retirem da agência das Nações Unidas que lidera essas questões”, disse Irina em comunicado oficial.

[QUOTE1]

Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, decidiu ontem retirar o país da Unesco, após o governo dos Estados Unidos anunciar o mesmo por considerá-la anti-israelense.

 

De acordo com comunicado distribuído pelo escritório do governo israelense, Netanyahu classificou a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre este tema como “valente e moral, porque a Unesco se tornou o teatro do absurdo e porque, em vez de preservar a história, a distorce”.


O premiê deu instruções ao Ministério de Relações Exteriores de Israel para iniciar os trâmites necessários para retirada do país da Unesco. A retirada dos Estados Unidos se tornará efetiva em 31 de dezembro de 2018.


O embaixador israelense para a Unesco, Carmel Shama Hacohen, recomendou a Netanyahu seguir os passos de Washington e “se retirar imediatamente” da organização por “ter perdido sua razão de ser em favor de considerações políticas de certos países”, segundo o portal de notícias israelense “Ynet”.

Agência Brasil

O que você achou desse conteúdo?