Logo O POVO+
Merkel se diz em 'claro desacordo' com ameaças de Trump contra Coreia
Mundo

Merkel se diz em 'claro desacordo' com ameaças de Trump contra Coreia

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou ontem seu “claro desacordo” com o presidente americano, Donald Trump, que ameaçou “destruir totalmente” a Coreia do Norte. “Sou contra tais ameaças”, declarou Merkel em entrevista à rádio alemã Deutsche Welle (DW). “Consideramos absolutamente inadequada qualquer solução militar e somos a favor dos esforços diplomáticos”.


“No que diz respeito à Coreia do Norte, considero qualquer outra opção sem fundamento. E por isso neste ponto há um desacordo claro com o presidente americano”, disse Merkel. O assunto norte-coreano “também nos diz respeito. E por isso estou disposta - e o ministro das Relações Exteriores (o social-democrata Sigmar Gabriel, ndr) está pronto - a assumir responsabilidades”.


Em seu primeiro discurso à Assembleia Geral da ONU, Donald Trump lançou uma advertência belicosa à Coreia do Norte, que realizou seu 6º teste nuclear e lançou um míssil a uma distância inédita, sobre o Japão. Trump disse que se os EUA “se veem forçados a se defender a si mesmos ou a seus aliados, não teremos outra opção que destruir totalmente a Coreia do Norte”, assegurou. Merkel é favorável a uma solução diplomática para por fim ao programa nuclear de armamento da Coreia do Norte, parecida às negociações com o Irã, que terminaram com o acordo de 2015.


Já o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, apoiou a posição dos EUA em um eventual uso da força contra a Coreia do Norte, ao considerar que o tempo do diálogo sobre o programa armamentista do país se esgotou. Em discurso na ONU, Abe disse que “não há muito mais tempo disponível” para tomar medidas contra Pyongyang, que nas últimas semanas detonou uma bomba nuclear sem precedentes e disparou uma série de mísseis que sobrevoaram o território japonês.

AFP

 

O que você achou desse conteúdo?