Logo O POVO+
Chefe da NU elogia decisão sobre Coreia do Norte
Mundo

Chefe da NU elogia decisão sobre Coreia do Norte

Em nota emitida ontem Guterres disse que a unidade do Conselho é fundamental para combater os desafios de insegurança na Península Coreana e mais além
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, elogiou o que chamou de “ação firme” do Conselho de Segurança da ONU. após a aprovação de novas sanções contra a Coreia do Norte.

Em nota, emitida ontem pelo seu porta-voz, Guterres disse que a unidade do Conselho é fundamental para combater os desafios de insegurança na Península Coreana e mais além. A informação é da ONU News.


Na noite de segunda-feira, 11, o Conselho adotou, por unanimidade, a resolução 2375 que impõe duras sanções ao regime de Pyongyang. A resolução, considerada a mais dura até agora, estabelece limites para as exportações de petróleo, carvão, frutos do mar e chumbo e a importação de têxteis da Coreia do Norte.


Além disso, os países-membros da ONU não poderão conceder visto de trabalho para cidadãos norte-coreanos, com exceção daqueles que servem em causas humanitárias e de desnuclearização.


As medidas são uma resposta à realização do sexto teste nuclear pela Coreia do Norte em 3 de setembro com uma bomba de hidrogênio.


Para o chefe das Nações Unidas, o Conselho de Segurança enviou uma mensagem clara de que o país asiático tem que cumprir inteiramente com suas obrigações internacionais. Ele também pediu à Coreia do Norte que crie as condições para a retomada do diálogo e pediu aos países-membros da ONU que garantam a implementação das resoluções do Conselho.


Guterres também reafirmou o compromisso de cooperar com todas as partes para fortalecer os canais de comunicação que levem a uma solução.


Estados Unidos

A detenção de imigrantes é utilizada de forma excessiva nos Estados Unidos e carece de bases legítimas, disse ontem o Grupo de Trabalho da ONU sobre Detenções Arbitrárias, que pediu ao governo norte-americano que garanta o respeito aos direitos humanos nesta situação.

 

Segundo números oficiais, pelo menos 352 mil pessoas são detidas por ano nos EUA enquanto aguardam o resultado de seus procedimentos migratórios, o que custa aproximadamente US$ 2 bilhões aos contribuintes.


Os membros do Grupo de Trabalho da ONU realizaram uma missão nos EUA em outubro do ano passado, durante a qual tiveram a oportunidade de visitar centros de detenção de imigrantes, se reunir com eles e seus familiares, e encontrar com funcionários de diversas entidades governamentais.

Agência Brasil

 

O que você achou desse conteúdo?