PUBLICIDADE
Jornal

Eclipse total do Sol fascina moradores dos EUA

22/08/2017 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]
Observadores do céu ficaram fascinados ao longo de todo os Estados Unidos, ontem, enquanto o Sol se escondia atrás da Lua em um raro eclipse total que pôde ser visto de costa a costa do país pela primeira vez em quase um século.

“Perseguidores de eclipses” e observadores amadores se reuniram em diversas cidades ao longo do trajeto em que a totalidade do eclipse podia ser observado, uma faixa de 113 quilômetros de largura, passando por 14 estados americanos, onde a Lua bloqueou brevemente toda a luz do Sol.


Festivais, festas em terraços, casamentos, acampamentos e encontros de astrônomos foram organizados para o que a Nasa esperava ser o eclipse mais bem fotografado e documentado dos tempos modernos, graças à era das redes sociais. Os vivas das multidões começaram às 17h16min GMT (14h16min de Brasília) em Oregon, e expressões similares de alegria irromperam cerca de 90 minutos depois, quando o fenômeno terminou às 18h48min GMT (15h48min de Brasília) em Charleston, na Carolina do Sul.


“É incrivelmente bonito. Me emocionei”, disse Heather Riser, bibliotecária de 54 anos da Virgínia, que estava no Charleston’s Waterfront Park. Oregon foi o primeiro a testemunhar a fase parcial do Grande Eclipse Americano, perto das 16h05min GMT (13h05min de Brasília). No interior, mais de 100.000 pessoas se reuniram em Madras, no Oregon, cidade de 7.000 habitantes, onde os especialistas descreveram as perfeitas condições de observação.

 

AFP

Adriano Nogueira

TAGS