Logo O POVO+
Mais de 1,5 mil presos na Rússia em protestos
Mundo

Mais de 1,5 mil presos na Rússia em protestos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Pelo menos 1,5 mil pessoas foram detidas ontem na Rússia, a maior parte em Moscou e São Petersburgo, em protestos contra a corrupção no governo convocados pelo líder opositor Alexei Navalni.


Não há número oficial de detenções, mas o portal de notícias OVD Info disse que apenas em Moscou foram presas 750 pessoas, e em São Petersburgo, 900. A informação é da Agência EFE.


Navalni, que pretende concorrer às eleições presidenciais em 2018, convocou manifestações em mais de 200 cidades de todo o país contra a corrupção nas altas esferas do poder, o que a ONG que dirige denuncia sistematicamente.


Em Moscou, ele havia conseguido a autorização da Câmara Municipal para realizar um protesto, com concentração na avenida Sakharov, no nordeste da cidade, mas ontem à noite, menos de 24 horas antes da realização, mudou o lugar e pediu a seus apoiadores que fossem à rua Tverskaya, no coração

de Moscou.


As autoridades consideraram a mudança como uma provocação, e o Ministério Público alertou que as pessoas poderiam comparecer ao local para "passear" juntos com as milhares de pessoas que comemoravam hoje o Dia da Rússia, mas "sem levantar cartazes nem gritar palavras de ordem".

O que você achou desse conteúdo?