Logo O POVO+
Papamóvel e flores nos preparativos
Mundo

Papamóvel e flores nos preparativos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O papamóvel de Francisco chegou a Portugal na terça-feira. Nele que o pontífice entrará amanhã, em Fátima, e será visto por milhares de devotos que vão se acotovelar nas calçadas, mas impedidos de maiores arroubos por um cordão de segurança. Em outras visitas papais, como no caso de João Paulo II, que veio três vezes ao Santuário, a multidão, na impossibilidade de chegar perto, jogou de longe pequenas prendas, como terços e lenços.


Desta vez, a massa de devotos e curiosos será também grande. Espera-se 1 milhão de pessoas em Fátima, amanhã e sábado. O papa chega sob forte esquema de segurança. A aeronave em viaja será escoltada por caças F-16, do exército português.


Longe dessa tensão com a segurança, o Santuário segue em preparativos. Mil cadeiras para mil padres concelebrantes, convidados ou que se inscreveram para ajudar o pontífice na missa já estão devidamente colocadas em frente ao presbítero, onde tudo vai acontecer. Outra providência, que ocupa alguns funcionários e voluntários, é a distribuição de novas flores.


No andor de Nossa Senhora, elas serão centenas e todas brancas, pois esta é a cor do manto que a Senhora do Rosário usava quando apareceu aos três pastorinhos. Mas, o Santuário escolheu trabalhar também com uma segunda cor, o amarelo. Maneira de dar, assim, uma piscadela de olho ao ilustre visitante, já que branco e amarelo são as cores do Vaticano. O papa, no entanto, já avisou, vem como peregrino, quer tudo simples e, quando se ajoelhar para rezar junto à imagem da santa, na Capela das Aparições, na próxima sexta-feira, estará com suas vestes comuns, o traje branco de bispo, à exceção para os sapatos vermelhos que simbolizam o sangue derramado por Cristo. (AA)


O que você achou desse conteúdo?