Logo O POVO+
China intercepta avião militar dos Estados Unidos
Mundo

China intercepta avião militar dos Estados Unidos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Dois caças chineses interceptaram um avião militar dos Estados Unidos no Mar da China Oriental esta semana, afirmou ontem as forças armadas norte-americanas, descrevendo o encontro como “não profissional”.


As aeronaves, dois caças Sukhoi-30, se aproximaram de um avião de vigilância WC-135 da Força Aérea dos EUA em espaço internacional. Os dois países mantém conversas em privado para tratar do assunto.


O ministério da Defesa da China não respondeu aos pedidos da reportagem. Já o ministério de Relações Exteriores divulgou nota confirmando atividades norte-americanas “próximo do território chinês, o que pode ter levado a algum erro de cálculo entre as partes”.


“A reação foi considerada não profissional dadas as manobras do piloto chinês e a velocidade de aproximação dos caças”, afirmou a coronel Lori Hodge, porta-voz da Força Aérea.


O WC-135 é usado para identificar remanescentes de detonações nucleares em tempo real, de acordo com documentos militares, capturando partículas no ar.


Tanto Pequim quanto Washington estão alertas para a possibilidade de um novo teste nuclear da Coreia do Norte após uma série de testes balísticos este ano. Em janeiro, o líder Kim Jong Un indicou que pretende desenvolver um míssil capaz de levar uma ogiva até os Estados Unidos. Fonte: Dow Jones Newswires. (agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?