PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Marcas investem em corridas de rua para ampliar alcance ao público-alvo

Pão de Açúcar, Unimed Fortaleza, Pague Menos e O POVO são algumas empresas que vão além das atividades principais do negócio

12/07/2019 02:17:22
NESTE DOMINGO será realizada a corrida Pão de Açúcar
NESTE DOMINGO será realizada a corrida Pão de Açúcar (Foto: Divulgação)

Em tempos de marketing 4.0 e de experiência, empresas buscam estabilizar suas marcas ante o público e focam em também criar e vender produtos e serviços para além das suas atividades principais. Ações que proporcionem emoções e memórias criam uma relação de proximidade com o público, passam a ser a prioridade.

"As marcas estão buscando outras alternativas, então, elas procuram outro nicho de ação, e no caso das corridas de rua, elas associam a imagem à empresa que tem responsabilidade com o ser humano", explica Carlos Bittencourt, consultor de Marketing e Branding. Para ele, na promoção destas atividades esportivas, há ganho também em mídia espontânea.

No próximo domingo ocorre uma dos mais longevos eventos deste tipo, o Circuito de Corridas Pão de Açúcar, que chega na 18ª Maratona de Revezamento de Fortaleza. Iniciado em 1993, com sua primeira edição em São Paulo, a corrida ocorre em Fortaleza desde 2001.

As iniciativas durante o evento vão da prática de esportes até a escolha pela adoção de uma alimentação mais saudável e equilibrada. "O Circuito de Corridas é essencial para sermos reconhecidos e admirados pelo público como uma marca genuinamente sintonizada com o propósito de bem-estar", defende Vanessa Siqueira, gerente de Marketing do Pão de Açúcar.

Mas, para Bittencourt, a associação das empresas a essas práticas é positiva, desde que tudo ocorra bem. Ele alerta que é preciso ter cuidado, por exemplo, para que o evento seja bem feito. "Existem alguns riscos. Na ocorrência de um acidente, por exemplo, ocorre uma exposição muito delicada", avalia.

Quem também aposta na atividade física por meio da corrida, há 13 anos, é a Unimed Fortaleza, posicionando-se como "uma marca que valoriza o bem-estar, a ocupação dos espaços urbanos e criação de momentos e memórias entre família e amigos", conforme nota da empresa.

Já a Pague Menos chega a seu 10º circuito. Os inscritos têm opção de participar de percursos a partir de 1 km, tornando a prova mais acessível a pessoas que não costumam praticar exercícios, atraindo, assim, um nicho maior de clientes.

O POVO também associa sua marca ao movimento das corridas, empreendendo na qualidade de vida e saúde. Em 2019, acontece a 11ª edição da Corrida O POVO. Todas as informações e novidades devem ser divulgadas até o fim do mês, quando o evento será oficialmente lançado.

Evento

A Corrida Pão de Açúcar terá largada às 6h30min deste domingo, na Praia do Futuro, em frente a avenida Santos Dumont.

wanessa lugoe