Logo O POVO+
Um apelo ao bolso
Mercado

Um apelo ao bolso

| ESTRATÉGIA | Campanha da 99 quer atrair clientes incentivando usuários a "recalcular" o quanto gastam com aplicativos de mobilidade urbana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Não é promoção, nem desconto. De acordo com a 99, empresa brasileira de mobilidade adquirida pela chinesa DiDi Chuxing ("DiDi"), o preço de suas corridas em carros particulares é 15% mais barato que o da concorrência. Apelar para o valor parece uma tática antiga, mas com tantas variáveis no mundo das startups e da inovação, essa velha solução foi a estratégia escolhida pela empresa.

 

Criada no contexto do marketing de propósito, em que as empresas pregam valores para tornar o mundo melhor, a ação leva a uma reflexão não só sobre o bolso do usuário, mas também à remuneração do motorista. Segundo a 99, suas taxas são as mais baixas na corrida. Em Fortaleza, a diferença entre o valor pago pelo cliente e o recebido pelo motorista é de 13%. Em outros aplicativos, já chegou a 25%.

 

"A campanha convida os usuários a repensarem suas escolhas e reavaliarem decisões, mostrando que para ser bom de verdade tem que ser bom para todos", afirma a companhia.

 

Desde outubro, a empresa tem promovido iniciativas em todo o País, inclusive na Capital cearense. A 99 informou que, nos dias 13 e 20 de dezembro, o Recalcula foi realizado em parceria com o Carneiro do Ordones Varjota. A ação ofereceu três caranguejos a R$ 9,99 e 20% de desconto na corrida.

 

Em São Paulo, onde a concorrente Uber tem um dos maiores índices de corridas do mundo, a 99 preparou diversas promoções. Uma das mais chamativas foi a Pig Parede, similar a Cow Parede, que ocorreu recentemente em Fortaleza.

 

"Queremos estimular o usuário a repensar escolhas. Com a Pig Parade, fizemos essa provocação de forma divertida e mostramos ao motorista que com a 99 ele ganha mais, além de valorizá-lo como nosso parceiro", diz Stella Brant, diretora de Marketing da startup.

 

A empresa espalhou 50 porquinhos decorados por artistas em cima de carros de colaboradores. Os desconto contemplaram de restaurantes a passagens aéreas internacionais a preços baixíssimos.

 

Em Fortaleza, a empresa também realizou o "Mercadão 99" para motoristas, às vésperas do Natal. Em parceria com o supermercado Frangolândia, foram oferecidos descontos de até 50% em produtos selecionados da ceia de Natal adquiridos na unidade da avenida Santos Dumont.

 

O que você achou desse conteúdo?