VERSÃO IMPRESSA

O combate a informações falsas no mundo digital

01:30 | 11/05/2018

 

Em março deste ano, a multinacional de serviços online Google anunciou US$ 300 milhões para criação da Google News Initiative. O cerne é o combate à disseminação de fake news no digital, em parceria com iniciativas inovadoras, potencializando infraestrutura tecnológica – em produtos e programas - para aprimorar serviços noticiosos.

 

A tecnologia tem sido aliada do Jornalismo. Prova disso são as ferramentas de fact-checking (checagem de fatos) que surgiram nos últimos anos, como o aplicativo Fact Stream, apresentado também no SXSW por Bill Adair, diretor do Reporter´s Lab - centro de pesquisa em Jornalismo da Duke University, na Carolina do Norte. O jornalista e professor é conhecido por combater notícias falsas. Adair é fundador do site Politifact, que faz a checagem de fatos da política norte-americana, e que venceu um prêmio Pulitzer. Seu novo aplicativo automatiza esta verificação.

 

As ferramentas fazem parte do repertório de aparelhos como Google Home e Amazon Echo, assistentes pessoais virtuais que se utilizam de inteligência artificial. São aplicativos ligados a um banco de dados que facilitam compartilhar verificações e divulgá-las.

TAGS