PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Direto da Escola

01:30 | 06/09/2017

SANTA ISABEL

Arielle Nobre,

arielle.nobre@outlook.com

 

Democracia

Será que realmente vivemos em uma democracia? Ou o poder nas mãos do povo tornou-se apenas uma utopia? Somos capazes de perceber o quanto a nossa sociedade precisa de organização. Queremos justiça e podemos fazer com que isso aconteça. Pense, quantas vezes você já ouviu e/ou leu que deve lutar por seus direitos? Agora, reflita: quantas vezes você se importou e realmente buscou mudar suas atitudes? Não é segredo que o povo tem o governo que merece. E, embora pareça um mistério, não é “segredo” o que devemos fazer para melhorar nossa situação social. A jornada até a democracia concreta é longa, mas se nunca dermos o primeiro passo, nunca conseguiremos colocá-la em prática. Temos o poder em nossas mãos, só precisamos usá-lo. A união nos torna fortes e capazes de mudar. Somos a democracia. Somos o que precisamos.

 

TORRES DE MELO

Maria Clara Ferreira Lima,

ferreiralimamariaclara8@gmail.com

 

Amores adolescentes

Uma paixão intensa, um beijo não esquecido, um abraço bem dado. Um cheiro acochado que fica em minhas roupas... Um sorriso apaixonado, um sentimento guardado que até você não sabe o que sente, pois está tão atordoado, que pensa estar apaixonado. Pena que essa paixão é passageira, e quando vai embora leva junto um peso, um peso que, no final, todo mundo quer perder.

 

O POVO Educação, Rede Cuca e Correspondentes na festa da Expedição Metrópole  ALEX FERREIRA
O POVO Educação, Rede Cuca e Correspondentes na festa da Expedição Metrópole ALEX FERREIRA

PATRONATO SAGRADA FAMÍLIA

Ariane Carvalho,

mariaariane1153@gmail.com

 

Uma viagem pela Grande Fortaleza

Aconteceu na noite do dia 29 agosto, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, o lançamento da Revista e do Documentário Expedição Metrópole, uma exploração jornalística feita em comemoração aos 35 anos da Rádio O POVO CBN, idealizada por Cliff Villar, diretor de Marketing e Projetos do Grupo de Comunicação O POVO. O projeto, segundo Cliff Villar, tem por objetivo “produzir uma fotografia de uma das mais importantes metrópoles da América do Sul”. O Expedição Metrópole que visitou 19 municípios que integram a região metropolitana de Fortaleza, observou a cultura, economia, tradição e curiosidades de cada localidade, num período de 30 dias, com a participação de radialistas, jornalistas, fotógrafos, ilustradores e historiadores. Entre os locais visitados estão os municípios de Itaitinga e Caucaia.

 

SETE DE SETEMBRO

João Victor Morel Rodrigues,

victormorel@hotmail.com

 

Corrupção no Brasil: uma cultura antiga

No Brasil, a atual conjuntura política é resultado de uma série de complicações e fraudes que vêm desde o período colonial, por incrível que pareça. Já no século XVI, por exemplo, o governo português apelou à concessão de cargos políticos entre outros para aqueles que aceitassem ir à nova terra descoberta explorar suas riquezas, pois muitos não queriam deixar o conforto da corte em troca de simples aventuras ultramarinas. Naquela época, pagamento de propina era legítimo. Dessa forma, as pessoas começaram a se familiarizar com essa situação, utilizando a promoção para beneficiar-se, além de amigos e familiares. Essa prática continuou por séculos, até mesmo com a Proclamação da Independência, em 1822. Hoje, a situação não é muito diferente: vemos políticos de altos cargos, como presidentes, senadores, deputados, entre outros, envolvidos em escândalos de corrupção movidos por um jogo de interesses; ou até outros casos dos quais estão sendo investigados na Operação Lava Jato. Sendo assim, vê-se que a corrupção instaurou suas raízes muito cedo na cultura brasileira; e a única forma de mudar uma cultura, é por meio da educação, de uma consciência política dos jovens, ensinado valores éticos e morais.