Logo O POVO+
Possíveis litígios
Imoveis

Possíveis litígios

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Como a Vistoria Cautelar de Vizinhança resguarda futuros litígios, ainda é comumente contratada por órgãos públicos ou empresários, mas o rigor técnico é o mesmo, independentemente do tamanho da obra. “Na hora de fazer a inspeção é a mesma coisa. O que muda é o dano, uma obra de grande vulto tem propensão de causar dano maior do que uma pequena”, indica a engenheira Márcia Bittar, da Fermatec Engenharia Ltda.


Bittar foi contratada para as vistorias dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennendy e atesta que esse tipo de serviço ainda não é muito procurado para construções de menor porte. “As pessoas não fazem quando (a obra) é muito pequena porque realmente o custo benefício pode não valer a pena. Pode ser melhor investir o dinheiro num dano eventual, numa fissurinha, uma porta desalinhada talvez. Quando é uma obra de vulto, não, pode afetar uma estrutura, causar um dano pra vida das pessoas ao redor como pra própria edificação”, diz.


O RioMar informou que a Vistoria serviu para, além de evitar qualquer tipo de dano nos imóveis vizinhos, definir responsabilidades do empreendimento. “Mostrou que os cuidados e técnicas usados na construção foram efetivos, impactando o mínimo possível na vizinhança. Além da vistoria cautelar, durante a obra, a equipe da Área Social e de Qualidade do empreendimento acompanhou todo o processo, interagindo com a vizinhança do entorno”, responde Francisco Bacelar, diretor de Divisão Imobiliária do Grupo JCPM.



O que você achou desse conteúdo?