Logo O POVO+
Segurança para casa nas férias
Imoveis

Segurança para casa nas férias

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

A época de fim de ano é marcada pelas viagens comemorativas. Para ser realmente relaxante o morador tem que saber que a casa está segura durante sua ausência e estará intacta na volta à rotina. A princípio, as casas invadidas são escolhidas como alvo por ter garantia de que há o que furtar, pelo fácil acesso ou pelo simples fato de saber que não tem ninguém em casa e valer o risco de entrar para procurar. Assim, algumas medidas podem ser tomadas para que as chances disso ocorrer sejam reduzidas.

[FOTO2] 

Henrique, que pediu para não revelar seu sobrenome por discrição, mora no mesmo condomínio em Aquiraz desde 2012. Antes mesmo que se mudasse, o local já tinha medidas de segurança. Hoje dispõe de cerca elétrica, rondas, câmeras nas áreas comuns e vigilância armada. Quando viaja, cumpre desde o básico ao complexo. Além de checar se portas e janelas estão devidamente fechadas, utiliza equipamentos eletrônicos para reforçar a proteção. “A gente se sente seguro, mas sempre em alerta. A gente está em um meio violento, não sabe o que pode acontecer”, justifica.

[FOTO3]

Apesar de nunca ter havido nenhuma ocorrência no condomínio, Henrique se sentiu motivado a instalar os equipamentos, principalmente, por ter crianças na casa. “A gente tem câmeras pela casa inteira, podemos monitorar pelo celular. Essas câmeras têm sensores que qualquer movimento ou som a gente fica sabendo”, acrescenta Henrique. Ainda fez parte por seis meses da comissão de segurança do condomínio, onde discutiam os procedimentos de vigilância, as melhorias dos equipamentos técnicos e os requerimentos dos moradores.


O condomínio é assistido por mais de uma empresa de segurança. Essa é também uma alternativa escolhida por quem mora em casa e em prédio. “Sempre manter os alarmes em boas condições, fazer os testes antes de viajar, ver se os sensores estão funcionando. A gente solicita que o cliente entre em contato, informe o período e se vai ter alguém responsável, então a gente faz ronda no local”, explica o supervisor de monitoramento da Corpvs, Clyster de Souza.

[QUOTE1]

Para o supervisor, é muito comum entrarem no terreno quebrando a porta, pulando o muro e violando a cerca elétrica. A proteção pode ser investida na própria casa também. “Os arrombamentos são mais frequentes pelos acessos dos fundos do imóvel. Por isso, janelas e basculantes devem conter grades sólidas”, sugere Kleber Ferreira, diretor operacional do grupo Servnac.


Viver em um condomínio pode amenizar a exposição à violência, mas nem todos podem usufruir esse privilégio. “Minha mãe quando sai, precisa deixar alguém em casa. Mesmo com todos esses aparatos também, ela ainda precisa de alguém”, conta Henrique. Dessa forma, existem outras orientações que, apesar de não custarem nada, podem ser bastante valiosas.

 



 

O que você achou desse conteúdo?