Logo O POVO+
Saiba se vale o quanto custa
Imoveis

Saiba se vale o quanto custa

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1][FOTO2]

Profissionais do mercado imobiliário garantem que o momento atual é o ideal para os compradores de imóveis, tendo em vista a “onda” de facilidades de pagamentos e descontos. Mas como saber se o preço do imóvel desejado é justo? Como identificar se está muito acima do valor médio praticado no mercado ou se, por surpresa, se trataria de uma “pechincha”?

[SAIBAMAIS]

Seja para quem compra ou para quem vende um imóvel, fator que mais “pesa” na precificação de um imóvel é a sua localização. Outro fator considerado é a avaliação estrutural que se faz do produto posto à venda naquela região. “50% do valor de um imóvel é a localização, se ele fica perto da praia ou não, por exemplo. Depois vêm outras questões, como a especulação imobiliária, depreciação, acabamento da construtora e os itens de lazer que agregam valores”, elenca o corretor e avaliador de imóveis, Thiago Azevedo, 33.

 

Corretagem e avaliação


Há aproximadamente 10 anos, o jovem decidiu abandonar o trabalho no ramo de vendas para ser corretor de imóveis em Fortaleza. A “paixão” imediata pela profissão o levou a buscar aprimoramento e, em 2011, também se tornou avaliador. A junção das duas expertises proporcionou melhores resultados no dia a dia de Thiago e, consequentemente, para seus clientes.

[QUOTE1]

“Eu passei a entender que o corretor que não é avaliador não consegue desenvolver um trabalho consciente, não deixa o cliente bem esclarecido quanto aos reais valores dos imóveis. Para mim, tudo ficou mais fácil”, diz Thiago. A partir da expertise adquirida, ele começou a não se deixar levar, por exemplo, por valores de venda precificados pelas construtoras. “Nem sempre o valor do metro quadrado informado pelas construtoras é o correto para certos bairros”, emenda.


Uma dica do corretor para quem deseja saber o valor de seu imóvel é solicitar uma avaliação técnica, contendo nomenclaturas e características detalhadas, tudo documentado por escrito. “Às vezes, as pessoas pedem uma avaliação superficial achando que vai sair mais barato, mas não é”.


Diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Ceará (Creci-CE) e engenheiro civil, Anchieta Dourado recomenda como primeiro passo para quem quer comprar ou vender um imóvel, buscar auxílio de quem entende do assunto: um profissional. De preferência, um corretor de imóveis com boas referências e que, assim como Thiago, também saiba fazer a avaliação de imóveis.


“Além de corretor de imóveis, sou professor e dou cursos para que os corretores se tornem avaliadores. É muito importante que eles tenham este conhecimento até pra colocar o imóvel do cliente no mercado”. Especialmente, para convencê-lo a disponibilizar o imóvel a preço justo. Evitando, assim, amargar prejuízos, com preços muito aquém do justo ou fechar as portas da casa ou apartamento durante um longo período, pela simples insistência em cobrar um valor muito acima do aceitável no mercado.

O que você achou desse conteúdo?