Logo O POVO+
Diálogo é fundamental
Imoveis

Diálogo é fundamental

Edição Impressa
Tipo Notícia


Para garantir economia sem perder a beleza e utilidade da iluminação, Roberto diz que é ideal o diálogo entre eletricista e arquiteto. “O projeto luminotécnico tem de ser feito pensando no ambiente como um todo, se ele não vai alterar o layout da casa. Quando se fecha um pacote de arquitetura, por exemplo, já podem ser colocados no projeto essas mudanças na iluminação”.
 

Uma dica do arquiteto é que a própria luz do sol faça parte da iluminação do ambiente, sendo a composição de janelas o meio mais barato de fazer isso. “É importante valorizar a luz natural. Pensar em colocar mais janelas, maiores, usando a luz artificial só a noite, ou o mínimo possível durante o dia”, diz. Mas Roberto alerta que é preciso ter cautela, pois a iluminação natural é muito forte, podendo ser trabalhada com sombras para balancear essa intensidade.
 

Jayme Leitão, proprietário da Reata Construções, comenta que, cada vez mais, os prédios da construtora têm tido a iluminação otimizada a fim de baixar custos. “Optamos por iluminação econômica em áreas comuns externas que precisam estar acesas durante toda a noite. Além disso, utilizamos sensores de presença para áreas de uso esporádico, como os halls dos apartamentos e as escadas de segurança”, diz.
 

Jayme comenta que uma outra tecnologia vem sendo trabalhada para aumentar qualidade de luz e reduzir custos nos imóveis da empresa: a OLED (LED Orgânico), “em que já não teremos pontos de luz, mas superfícies inteiras que irradiarão iluminação.”
 


Iluminação além da questão estética

 

Além de economia e da beleza, a iluminação pode proporcionar segurança. A escolha do equipamento correto junto a pontos estratégicos de luz é fundamental para garantir um ambiente mais inteligente.
 

Apesar da iluminação artificial não prejudicar diretamente na perda de visão, por exemplo, a escolha correta da luz influencia no bem-estar do indivíduo. “A iluminação por meio de lâmpadas tradicionais pode causar cansaço na vista, além de dor de cabeça e enxaqueca,” explica o oftalmologista David Lucena.
 

Outra utilidade que a iluminação pode proporcionar é evitar acidentes. “Em um projeto luminotécnico, podem ser pensados pontos de luz que sinalizem obstáculos e corredores. Muito importante para casas e apartamentos onde moram idosos”, diz o arquiteto Roberto Wagner Araújo.

O que você achou desse conteúdo?