Logo O POVO+
Revisão de contratos e novas ideias
Imoveis

Revisão de contratos e novas ideias

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Para evitar aumentos desnecessários, Leonardo Barreira aconselha a sempre revisar os custos e os contratos firmados entre o condomínio e seus diversos fornecedores. O diretor também lembra que os moradores podem auxiliar trazendo novas ideias e adotando estratégias para a redução de desperdícios e gastos desnecessários.


Para o advogado especialista em direito condominial, Rodrigo Karpat, a redução de despesas no condomínio nem sempre torna a taxa condominial mais barata, “mas evita, muitas vezes, um aumento excessivo e permite investimentos que valorizem os imóveis”. O advogado lembra também que a redução não pode colocar o condomínio em risco, seja ficar sem dinheiro ou de efetuar reduções que podem sair caro mais para frente. “Todo condomínio consegue reduzir as despesas se tiver uma gestão eficiente”. (RR)


Dicas


PORTARIA VIRTUAL

De acordo com o advogado Rodrigo Karpat, a contratação desse serviço pode reduzir em até 60% na folha de pagamento e 30% na taxa condominial, pois é possível dispensar todos os funcionários da portaria ou, em alguns casos, de apenas uma entrada do condomínio.


INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA E GÁS

Quando o consumo de água e gás é rateado entre todos, é mais difícil que os moradores assumam a responsabilidade de economizar, já que não pesa diretamente no bolso. Por isso, a individualização do medidor é a melhor solução. Além disso, a despesa deixa de ser do condomínio – coletivamente - e passa a ser de cada condômino individualmente.


ECONOMIA DE ENERGIA ATRAVÉS DE SENSORES

Algumas áreas comuns não têm a necessidade de todas as lâmpadas acesas, como nas garagens, por exemplo. Assim, um sistema de iluminação que só é acionado por um sensor de presença, é a melhor opção. O uso de lâmpada de LED também economiza 90% de energia em relação a tradicional incandescente.


READEQUAÇÃO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

Em muitos condomínios existe um excesso de funcionários ou um planejamento ruim de escala de serviço que implica no pagamento de horas extras e, assim, gastos desnecessários.

O que você achou desse conteúdo?