Logo O POVO+
Práticas do mercado
Imoveis

Práticas do mercado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O corretor imobiliário e vice-presidente de administração de imóveis do Sindicato da Habitação do Ceará (Secovi-CE), Marcelino Freitas, conta que, entre as garantias indicadas, a mais utilizada atualmente é a caução em dinheiro, em virtude da facilidade que os locatários encontram em agilizar a conclusão do contrato. “Não necessita pedir a um amigo ou familiar que seja fiador ou onerar com outras garantias de valores mais elevados”.

 

Mas o corretor explica que a modalidade não é tão atraente ao locador, por ficar limitado ao valor de três meses de aluguel, podendo ser insuficiente para arcar com os eventuais danos no imóvel ou inadimplência. “Já sobre a figura do fiador, deverá ser analisada sua idoneidade econômica e patrimonial, mediante pesquisa no mercado financeiro e declaração de bens”.


Marcelino também lembra a importância da assessoria de uma administradora de imóveis ao locador para orientá-lo em qual a melhor garantia locatícia para o seu imóvel naquele momento, além da analise de crédito do locatário. “Para esses que têm a administradora como intermediadora na relação, será informando sobre seus direitos e deveres, gerando segurança contratual para ambas as partes”.

O que você achou desse conteúdo?