Logo O POVO+
Feito para crianças
Imoveis

Feito para crianças

Edição Impressa
Tipo Notícia

Flávia Viana, 32, conta que, antes do nascimento de sua filha, Esther, muitos móveis da casa precisaram ser dispensados. Ela, que reside em um apartamento de 55 m², doou móveis que não precisaria mais, mantendo somente o essencial .


Além disto, adicionou métodos de segurança para a filha, como grades no espaço de acesso à cozinha, já que o ambiente tem muitos objetos perigosos para uma criança, como facas, produtos de limpeza e o fogão. Outra adaptação foi no banheiro, no qual o box foi retirado, garantindo mais espaço para a banheira da filha.
 

Flávia diz que nos primeiros meses é importante ficar com o colchão no chão, o que evita quedas e mais conforto que o berço.Esta é justamente a proposta do quarto “Montessoriano”. Ela diz que o ambiente foi pensado com o intuito de deixar a criança mais à vontade, com acesso às roupas, sapatos, brinquedos, permitindo o amadurecimento da criança no seu espaço. “Apesar da pouca idade, ela já está aprendendo a criar o seu lugar de organização. É uma ideia muito válida para quem quer educar os filhos na arrumação de casa desde cedo”, diz.
 

Cintia Xavier, 31,diz que quando a sua primeira filha, Isadora, nasceu, a educou para cuidar, gradativamente, de seus pertences, brinquedos e outros objetos de uso para, posteriormente, organizar a casa com os pais. Depois do nascimento de Alice, Cintia requisitou o apoio familiar e caseiro de Isadora.
 

“As crianças ainda bagunçam bastante a casa, é normal. Contudo, eu e meu marido criamos uma maneira muito boa de educá-las. Colamos na porta do armário das meninas uma lista impressa, com horários, deveres e atividades do colégio e de casa que precisam ser feitas”, diz. Cintia conta que a lista exige limpar o que usou, arrumar o que bagunçou, estudar e ensinar a irmã mais nova nas atividades escolares e criar hábitos de manter a casa limpa. A lista ainda traz uma tabela de pontuação, com erros e acertos das meninas. No final do mês, mesada ou presentes são oferecidos, caso os deveres sejam cumpridos como prometido.
 

Segundo a pediatra Alexsandra Fontenele, as crianças, quando educadas na infância, se acostumam mais rápido com a rotina e obrigações caseiras. A pediatra lembra que, com o cotidiano, as crianças fazem mais do que simplesmente manter a organização, uma vez que passam a cuidar da casa também. A pediatra ressalta que o melhor para manter a ordem seria estipular um horário para as atividades e um lugar só para guardar os brinquedos, ao contrário de deixá-los espalhados pelos móveis da casa.
 

Já a psicóloga, Luciana de Souza, recomenda que os pais ensinem os filhos durante o crescimento. Para isto, a especialista diz que é preciso ensinar quando a brincadeira e lazer devem acabar, já que o hábito de organizar os objetos da casa os amadurece. “As crianças, deste modo, ficam mais atentas aos seus objetos, como livros, roupas, materiais escolares e com a própria casa, já que residem nela”, conta. (Gabriel Amora)

O que você achou desse conteúdo?