Logo O POVO+
Cidades sustentáveis
Imoveis

Cidades sustentáveis

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou e publicou a NBR ISO 37120:2017, primeira norma técnica nacional relacionada às cidades sustentáveis. A norma define e estabelece metodologias para um conjunto de indicadores relacionados ao desenvolvimento sustentável de comunidades urbanas, com o objetivo de orientar e medir o desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida.

O coordenador da Comissão de Estudos Especial 268 da ABNT, também professor da Universidade de São Paulo, Alex Abiko explica que a norma técnica é de utilização voluntária e não está relacionada a edificações, mas a projetos de cidades. Destaca que não trata só de sustentabilidade ambiental, mas também de economia e aspectos sociais em áreas como educação, saúde, segurança e recreação. “É um conceito de sustentabilidade bem amplo. Essa norma tem condições de medir, através de indicadores, a sustentabilidade das cidades existentes no Brasil”.


Sobre essa norma técnica e indicadores de sustentabilidade a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informa que já observa e adota em sua política Municipal do Meio Ambiente princípios e diretrizes estabelecidos na legislação ambiental, em consonância com a Constituição Federal/88 e a Política Nacional do Meio Ambiente. “Ao longo dos últimos quatro anos, a Seuma tem utilizado instrumentos de gestão ambiental relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) orientados pela ONU e agora se alinha também com a ABNT NBR ISO 37120:2017, os quais promovem habitabilidade, tolerância, inclusão, sustentabilidade e resiliência, no intuito de tornar Fortaleza uma cidade atrativa e próspera ao valorizar o seus bens naturais”.


O Selo Fator Verde, possibilitando que o Município seja certificador de construções sustentáveis com o objetivo de alcançar índices de sustentabilidade de construções e uma melhoria na qualidade de vida urbana, é uma das ações executadas pela Prefeitura de Fortaleza nessa área. (AD)


O que você achou desse conteúdo?