VERSÃO IMPRESSA

Fiança e título estão entre outras garantias procuradas

01:30 | 04/03/2017
Segundo Lídia Hiluy, diretora comercial da SJ Administração de Imóveis, a fiança ainda é a modalidade preferida pelos locadores de imóveis em Fortaleza. Destaca, porém, que os fiadores costumam ser parentes próximos do locatário.

 

Já para Marlos, “a caução é uma alternativa pra quem não tem fiador”, considerando que essa figura “está desaparecendo no mercado”. As causas, elenca, são os riscos gerados pela própria situação da economia e do mercado, como também da inadimplência. “Há uns cinco, seis anos, os fiadores correspondiam a 80% das garantias nos contratos. Hoje correspondem a 50%”, calcula.


Além da caução e da fiança, os fortalezenses também vêm adotando, cada vez mais, a modalidade de garantia criada pelas seguradoras: os títulos de capitalização. Ao mesmo tempo em que permite que o locador tenha uma margem maior de segurança financeira, ele ainda rende bônus para o locatário, como ter acesso a serviços de encanador ou chaveiro. “Dá mais segurança para o locador e o inquilino não precisa pedir favor a ninguém (fiador)”, afirma Lídia. Acrescenta que, em média, o valor do título corresponde a seis vezes o valor do aluguel.

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS