Logo O POVO+
Lojas vendem produtos sem impostos hoje em Fortaleza
Farol

Lojas vendem produtos sem impostos hoje em Fortaleza

| DESCONTOS | Produtos serão comercializados com desconto referente à carga tributária em mais de 120 estabelecimentos
Edição Impressa
Tipo Notícia

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) realiza hoje o Dia Livre de Impostos. Durante o dia, serão vendidos os produtos com descontos no valor que normalmente é consumido pela carga tributária. A "ação protesto" ocorre desde 2003.

 Em Fortaleza, o evento acontece no Shopping Iguatemi. São 128 lojas participando. De acordo com o presidente da CDL Jovem, Cabral Neto, o objetivo é mostrar como os impostos compõem parte significativa do preço dos produtos que chegam ao consumidor. Além do mais, ele explica que os empresários participantes vão comercializar os itens arcando os custos da taxação.

"Dessa forma, o consumidor vai perceber que essa diferença é o que ele paga de imposto. Muitas vezes ele não percebe isso por ser tudo embutido no preço. É essa conscientização que queremos provocar tanto em quem vende quanto em quem compra. O peso real dos tributos na vida de cada um", pontuou Cabral Neto ao O POVO na última semana.

O ato ocorrerá em mais de 200 cidades de 19 estados. Em todo o Brasil, mais de dois mil varejistas devem participar. Os descontos serão válidos para bebidas, bijuterias eletrodomésticos, eletrônicos, maquiagem, sapatos, perfumes, vestuários, utensílios, entre outros estabelecimentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto e o último que melhor retorna o dinheiro para a população.

No Rio Grande do Sul, postos de gasolina venderão combustível sem imposto a R$ 2,50. No Paraná, cerca de 100 lojas de shoppings devem oferecer os descontos.

Só neste ano os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme o cálculo do Impostômetro, feito pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Conforme a ACSP, o brasileiro precisa trabalhar 153 dias no ano apenas para pagar impostos. O número de dias vem subindo com o passar dos anos, de acordo com a associação.

Link

Confira a lista com mais de 100 lojas com desconto em Fortaleza neste dia 30 no O Povo Online: twixar.me/VYzn

 

O que você achou desse conteúdo?