PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Com tratamento eficaz, aids não transmite

| Segundo estudo |

04/05/2019 01:31:53

Uma pessoa soropositiva tratada de forma eficaz não transmite o vírus da aids - aponta um estudo, corroborando a afirmação feita há anos por organizações que lutam contra o HIV, e demonstra a importância de um melhor acesso ao tratamento para deter a epidemia.

Realizada em 14 países europeus, essa ampla pesquisa acompanhou por oito anos cerca de mil casais homossexuais masculinos que tiveram relações sexuais sem proteção. Além disso, um parceiro era soropositivo, mas com uma carga viral indetectável, graças aos medicamentos antirretrovirais.

Resultado: nenhum caso de transmissão de HIV foi observado nesses casais, conclui o artigo, publicado na revista médica britânica "The Lancet".

Essas conclusões reforçam aquelas, às quais os autores já haviam chegado na primeira fase do estudo, publicado em 2016. Nenhuma contaminação havia sido constatada após 1,3 ano de acompanhamento de 900 casais hétero e homossexuais, mas os pesquisadores permaneciam prudentes.

Os pesquisadores consideram que não se podia excluir totalmente um risco de transmissão, em particular por relações anais em um intervalo temporal mais longo.

Desta vez, "nossos resultados dão uma prova conclusiva para os homens gays de que o risco de transmissão do HIV com uma terapia antirretroviral que suprime a carga viral é de zero", afirma Alison Rodger, professora na University College London, que codirigiu o estudo. (AFP)

A revista

A revista The Lancet é científica e voltada para medicina. Ela é publicada semanalmente e é considerada uma das mais antigas revistas médicas do mundo.

TAGS