Logo O POVO+
Miss Ceará, Luana Lobo defende aceitação e amor próprio
Farol

Miss Ceará, Luana Lobo defende aceitação e amor próprio

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luana Lobo, Miss Maracanaú, é eleita Miss Ceará 2019 (Foto: Anderson de Deus/ Divulgação)
Foto: Anderson de Deus/ Divulgação Luana Lobo, Miss Maracanaú, é eleita Miss Ceará 2019

São apenas 24 anos, mas Luana Carvalho Lobo já conhece 18 países e aprendeu inglês, espanhol e mandarim no exercício da profissão que escolheu ainda na adolescência: ser modelo. Representante de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, Luana foi eleita Miss Ceará na última semana e continua o legado de suas conterrâneas Soraya de Paula, coroada em 1992, e Melissa Gurgel, nomeada em 2014. Atenta ao crescente debate público sobre padrões de beleza, Luana acredita na transformação social por meio do autoconhecimento.

O POVO: Como sua história com a beleza e a moda se iniciou?

Luana Lobo: Minha mãe sempre me incentivou a entrar neste mundo. Participei de um concurso coordenado pelo Dilson Stein (conhecido por descobrir a Gisele Bündchen) e uma agência especializada em contratos internacionais - Ming Management- me viu e me contatou. Depois daí foi só alegria! Faz oito anos que sigo nessa vida e não pretendo parar.

OP: Qual o maior intercâmbio cultural promovido pelos concursos de beleza?

Luana: A oportunidade que temos de mostrar um pouco mais da nossa regionalidade. Os brasileiros esquecem do quão lindo e diversificado é o nosso País. No concurso podemos mostrar nosso sotaque, os detalhes culturais por meio de roupas e acessórios, dividir com as pessoas as rotinas de alimentação, que até isso é diferente no Brasil.

OP: Em meio aos múltiplos debates sobre corpos e beleza, como os tradicionais concursos de Miss se atualizam? Quais os maiores desafios?

Luana: Nós, mulheres que participamos de concursos de beleza, devemos nos atualizar com a nova geração que estamos - a geração da mídia, das redes sociais - e usá-las para melhorar o que podemos e inspirar as pessoas. O desafio é não deixar se abater com críticas negativas, pois elas existirão. Na realidade, quero usar essas críticas ao meu favor e melhorar cada vez mais.

OP: Em suas redes sociais, você demonstra preocupação em estimular um debate sobre sororidade (união entre mulheres) e amor próprio. Como modelo e miss, você considera importante essa abordagem na indústria da moda?

Luana Lobo: É importante falar sobre isso no meio da moda e concursos de misses por ser um ambiente muito competitivo em relação à questão da aparência. Se você compreende a sua competência e que você é muito mais que apenas um rosto bonito, você conquista o mundo. Falo isso por experiência própria, não sou a mais correta em relação ao padrão para a moda, por exemplo, mas tenho um retorno muito abençoado por ser competente no que eu faço. Eu penso que cada um tem o que merece por mérito e que temos que reconhecer, respeitar e ficar feliz pela conquista do próximo.

O que você achou desse conteúdo?