Logo O POVO+
A UFC, a Secitece e um embrião do ITA
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

A UFC, a Secitece e um embrião do ITA

Com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Universidade Federal do Ceará deverá implantar um curso de Engenharia Aeronáutica. A informação é do titular da Secitece, Inácio Arruda, adiantando que o projeto já está no MEC aguardando a liberação. "Estamos aguardando a liberação, até porque a UFC formou massa crítica nas áreas da navegabilidade e segurança de voo, além de ter know-how na área da engenharia, uma das mais respeitadas no País", acentua o secretário. Ele destacou que a Instituição conta ainda com três mestrados apoiados pela pasta e que reforçam a certeza de que esse curso virá ainda neste ano. Para Inácio, o curso chega como uma espécie de ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica) no Estado. Para o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Almir Holanda, falta só um detalhe: apoio da bancada cearense para a conquista de recursos suplementares.

RENOVAÇÃO

Guilherme Landim, parlamentar de primeiro mandato, deve ser anunciado amanhã, durante reunião da executiva estadual do PDT, o líder da bancada na Assembleia Legislativa. Sob bênçãos do senador Cid Gomes e do presidente regional André Figueiredo.

RESSOCIALIZAÇÃO

A Obra Lumen vai construir um Complexo de Ressocialização no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). O projeto atenderá ex-moradores de rua que superaram as drogas. A entidade arrecada fundos na campanha "Cadastro Ser Feliz" (ww.lumenserfeliz.com).

CAMILONET

Camilo Santana recebeu ontem, no Abolição, diretores do CIC e da Fiec. Conheceu projeto do CIC de otimização do ambiente de negócios, que prevê diminuir a papelada no processo de negócios no Estado. Camilo avisou: nestes quatro anos, vai tornar o governo 100% digital.

FIBRA ÓPTICA

A Jeffrey Group, agência de comunicação do grupo chinês Huawei., confirma: está investindo na vinda de cabo de fibra óptica da África para Fortaleza. Mas descarta investimento num Data Center, como nos repassou o Sindicato das Telecomunicações.

É DE CASA!

Ésio Feitosa (PPL), o líder do prefeito Roberto Cláudio (PDT) na Câmara, vai presidir a comissão que apreciará mudanças no Plano Diretor de Fortaleza. No conjunto das leis que por ali passarão entra o Código da Cidade.

LULA & MORO

Fernando Haddad terá agenda só mesmo em Fortaleza, na próxima sexta-feira. Um ato, às 18 horas, pró-Lula Livre, no Hotel Oásis Atlântico, com a militância petista. Mas deve ter encontro com o governador Camilo Santana.

HORA DO VOTO

A Associação Cearense do Ministério Público vive clima eleitoral. Duas chapas disputam a entidade: uma liderada por Flavio Bezerra, situação; e outra por Aureliano Rebouças, da oposição. Votação será dia 22.

CAIXA EM ALTA

Ficou com Socorro França, da Secretaria de Promoção Social, o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Para este ano, com mais de R$ 500 milhões para investir em programas sociais, segundo a secretária.

JOGO SEM BOLA

O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, deu prazo de 15 para que Prefeituras e Corpo de Bombeiros verifiquem a situação dos Centros de Treinamento dos clubes de futebol. Falta só divulgar o roteiro da inspeção.

DIGA 33!!

Mombaça vai ganhar um Campus do IFCE. Será a 33ª unidade da rede federal, com obras começando em março. Investimento de R$ 5,4 milhões, informa o reitor Virgílio Araripe.

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?