Logo O POVO+
Camilo ganha apoio da "bancada da bala"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo ganha apoio da "bancada da bala"

Por conta do cenário recente dos ataques criminosos praticados por facções, o governador Camilo Santana (PT) não só ganhou solidariedade, como também apoio prático de lideranças políticas que usam o tema segurança como mote eleitoral. Em Brasília, o deputado federal Capitão Wagner, presidente estadual do Pros, pediu ao ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, que atenda ao apelo feito por Camilo no que diz respeito a estender prazo da presença da Força Nacional no Estado. Ele quer mais 30 dias. Já na Assembleia Legislativa, o deputado Vitor Valim, também do Pros de Wagner, ocupou a tribuna e não só se solidarizou com o governador na luta contras as facções - Vitor andou sendo ameaçado -, como elogiou o chefe do executivo por ter convocado Mauro Albuquerque para secretário da Administração Penitenciária. De concreto, os dois, nesse aspecto, foram mais presentes do que a maioria dos que construíram a enorme base aliada de Camilo. Loas ao dois, mas sem a doce ilusão de que Capitão Wagner e Vitor Valim não retomarão as trincheiras da crítica quando 2020 aportar. Ao contrário de casamento, o que Deus uniu, na política, o homem separa.

PSOL NO OCASO

O ex-deputado João Alfredo anda exercitando, como nunca, sua veia de professor de Direito Ambiental. Ontem, em São Paulo, ele deu palestra num seminário da Fundação Lauro Campos, do Psol. Mas ali foi cutucado sobre eleições 2020, no que disse estar avaliando.

FORA DA PAUTA

Os 132 candidatos aprovados no concurso realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará, e cantado em prosa e verso como algo histórico, continuam de molho. Nada de convocação.

TRÂNSITO LIVRE

Vale tudo para acomodar aliados no governo. Camilo Santana acaba de nomear George Valentim, ex-prefeito de Maranguape que saiu derrotado ao tentar vaga de deputado estadual pelo PCdoB, como diretor de Veículos (?) do Detran. Com salário de R$ 12 mil.

SOCORRO POLÍTICO

Tin Gomes, que sonhava com a presidência da Assembleia, ganhou prêmio de consolação: seu correligionário, Sandro Camilo, foi nomeado secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos.

QUEM PROCURA...

Um concurso público com 10 vagas. Eis o pleito do procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos, que se encontra na mesa do governador. O titular da PGE diz que há muito trabalho e muita carência de procuradores.

CANAL CIRISTA

A imprensa sulista trata o deputado federal Mauro Filho (PDT) como o principal canal de aproximação política de Ciro Gomes junto ao governo Bolsonaro. Tendo um pano de fundo considerável: a reforma da Previdência, no que Maurinho é tido como craque.

GOTA D'ÁGUA

Alô, Dnocs! O açude Edson Queiroz, situado em Santa Quitéria, está com a parede intransitável. O asfalto foi engolido por muita erosão e infiltrações. As canaletas laterais de escoamento d'água sumiram e as comportas sofrem com a ferrugem. Cadê o MPF?

11

por cento dos brasileiros são acometidos pelo Mal de Alzheimer, de acordo com estudos do Ministério da Saúde. Este mês é dedicado ao debate sobre essa doença perversa.

JALECO RURAL

Itapipoca vai ganhar uma faculdade de Medicina. O Centro Universitário Inta (Uninta), com sede em Sobral (Zona Norte), firmou termo de compromisso com o MEC e iniciou o projeto pedagógico e de infraestrutura. O reitor Oscar Rodrigues Júnior à frente.

Unidade Móvel do Hemoce
Unidade Móvel do Hemoce

BURROCRACIA

O Hemoce está sem unidade móvel para coleta de sangue. O veículo foi mandado para conserto no Rio Grande do Sul, pois a empresa vencedora da licitação é gaúcha. A saída, para evitar pane de estoque, é fazer campanhas com a iniciativa privada. E o Carnaval vem aí!

SOBE

Atlético Cearense,

que já passou para a segunda fase da Copa Brasil e embolsou R$ 1,15 milhão. Eita, negócio bom pra ter retorno é futebol.

Desce

Rogério Ceni,

técnico do Fortaleza, que está virando o rei dos treinos fechados e dificultando o trabalho da imprensa. Mas
pra Globo...

HORIZONTAIS_

O Decon firma hoje, às 9 horas, na PGJ, convênio com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre repressão às práticas de cartel. Sob olhares do procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, e do presidente do Cade, Alexandre Barreto. /// A exposição anual de rádios antigos, que acontece na sede da ACI (Centro), chega ao fim na segunda-feira. Às 9 horas, haverá ato com a presença de radialistas como Narcélio Limaverde, Cid Carvalho e Adisia Sá./// Camilo Santana divulga hoje, às 9 horas, no Abolição, dados consolidados da gestão fiscal 2018. Hora de sabermos o que virá de investimento. /// Só lembrando: "Hoje tem Pré-Carnaval. E se for com chuva, hein?!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?