Logo O POVO+
Fachin encaminha denúncias contra Temer para 1ª instância
Farol

Fachin encaminha denúncias contra Temer para 1ª instância

Edição Impressa
Tipo Notícia

O MINISTRO Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, decidiu ontem encaminhar para a Justiça Federal do DF as denúncias apresentadas pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot no caso J&F contra Michel Temer (MDB) pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de Justiça. A investigação desceu para a 1ª instância porque Temer perdeu o foro privilegiado ao deixar o comando do Planalto.

Em junho de 2017, Janot denunciou Temer e o então deputado federal Rodrigo Rocha Loures (MDB-RR) por corrupção passiva no episódio da "mala do dinheiro", que veio à tona com a delação de executivos e ex-executivos do grupo J&F.

Rocha Loures foi filmado pela PF saindo apressado do estacionamento de uma pizzaria em São Paulo carregando uma mala preta com R$ 500 mil em dinheiro vivo do grupo J&F. Em agosto de 2017, a Câmara dos Deputados barrou a denúncia do Temer, não dando aval para o STF analisar a acusação formal e decidir se abre ou não a ação penal. A 2ª denúncia foi apresentada por Janot em setembro de 2017 por organização criminosa e obstrução de Justiça, mas a acusação foi barrada pela Câmara em outubro de 2017. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?